Wai Wai World 2, também conhecido como Konami World 2

Review de Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō1991
10/10 | por KlaSH KlaSH em 28/10/2014 às 10:19 | lido 735 vezes




Wai Wai World da Konami foi um dos jogos importados mais interessantes que nunca chegaram aos EUA. Era um crossover estrelando suas mais famosas propriedades intelectuais, com boas idéias enterradas sob alguns pequenos tropeços. Embora falho ainda era um jogo sólido, com gráficos fantásticos.

Wai Wai World 2 veio três anos depois e jogou fora tudo o que fez seu antecessor único. Mas em seu lugar colocou uma aventura mais focada que é realmente excelente, embora também não tenha saído nos EUA, só no Japão. Se você procurar, até encontrará ROMs com tradução feitas por fãs (não que seja necessário). Mas o que interessa é jogar essa verdadeira pérola de Nintendinho.

Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 1 Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 2

Heróis da Konami às suas odens

Wai Wai Land está finalmente em paz após os bravos heróis da Konami salvarem o mundo. Um dia, no entanto, o malvado feiticeiro Warumon rouba o Parsley Castle, juntamente com a princesa Herb. Dr. Cinnamon escapa e cria um andróide chamado Rikkuru, que pode se transformar em vários personagens da Konami, para salvar o dia.

Rikkuru é um protagonista muito mais capaz, já que seu ataque padrão é um sonic boom. Junto com seu salto duplo, ele pode lidar com qualquer coisa no game. Há poucos power-ups para pegar - um para invencibilidade, um para bombas de energia extra e um para kits de saúde. Os mais importantes são os ícones C, que permitem que você se transforme em um de seus heróis escolhidos.

Ao contrário do primeiro jogo, a seleção de heróis foi reduzida para apenas cinco: Simon Belmont, de Castlevania; Goemon, de Ganbare Goemon; Bill Raizer, de Contra; Fuma, de Getsu Fūma Den; e o estreante Upa, de Bio Miracle Bokutte Upa. Os heróis que retornam estão praticamente inalterados, com exceção de Goemon, cujo cachimbo agora funciona como um bumerangue. Upa é um bebê cujo chocalho transforma os inimigos em nuvens - você pode andar nas nuvens depois - mas o poder é de curto alcance. Bill é possivelmente o melhor personagem, já que ele pode atirar em quatro direções.

Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 3 Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 4

Você escolhe entre 4 grupos de três personagens e ficará preso com eles até o fim do jogo. Curiosamente, Upa é destaque em três deles, o que é uma porcaria já que ele é o pior personagem. Seu ataque tem o menor alcance e montar nas nuvens não é tão útil como você pode pensar. Pessoalmente, acho que a melhor equipe teria sido Goemon, Simon e Bill, mas, infelizmente, você é obrigado a jogar com o que o jogo determina. Você não pode se transformar nos seus personagens escolhidos livremente; só quando coletar os power-ups C. O jogo vai ficar alternando entre os três personagens de seu grupo até você escolher um, apertando Cima+ A. A transformação dura 60 segundo e você fica invencível durante esse tempo, mas cada hit que você toma tira cinco segundos do relógio. Claro que isso pode acabar virando um macete se você quiser, pois assim que terminar uma transformação, você pode engatilhar outra...

Para terminar o jogo, você tem que passar por muitas das diferentes áreas que compõem o mundo de Wai Wai, cada uma representando o game de onde cada personagem vem. O primeiro estágio é o estágio de Rikkuru, a cidade onde o Parsley Castleestava. A segunda fase é a etapa de Goemon, Edo; O estágio três são estágios de Twinbee. Por que o plural? Há dois caminhos que você pode tomar, um é através de uma cidade moderna e o outro é através de um mundo de RPG. Em seguida, no estágio quatro, você joga através da área de Bill, a selva de Contra. O quinto estágio é o estágio de Upa, um mundo feito de bolos e doces; o estágio seis tem dois caminhos, mais uma vez. Você pode escolher entre um jogo de corrida ou um puzzle. O estágio sete é a área de Fuuma, o inferno. O estágio oito é uma área de tiro onde você pode usar Vic Viper ou Metalion, as naves de Gradius e Salamander - existem dois caminhos a tomar aqui também. O estágio nove é a última fase do jogo, que seria o Parsley Castle, mas é o castelo de Castlevania (área do Simon). E a partir daí, Waruumon te espera.

Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 5 Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 6

Então, são os estágios 3 e 6 que se diferem do resto, pois você tem uma escolha em ambos os pontos. Ambos as escolhas no estágio três são homenagens a Twinbee, e embora eu não goste muito da maioria dos jogos da série, acabam sendo uma boa recriação da ação do jogo. O estágio 6 talvez seja a única fase fraca do jogo, oferecendo uma escolha entre um puzzle estranho e um clone meia-boca de Bump n Jump. Pra piorar, infelizmente você pode perder um bom número de vidas em qualquer uma das escolhas. A fase 8 é tirada de Parodius, exceto por você controlar o Viper Vic, e é meio exagerada. Tirando isso, o resto do game é sensacional.

E a mecânica e jogabilidade? Muito bem, como eu já disse, no começo do jogo você escolhe um dos grupos com três heróis. Para Rikkuru se transformar em um deles, você deve ter o power-up C e ele dura apenas 60 segundos, mas você pode estender esse tempo pegando kits de saúde (First Aid Kits, ou kits de primeiros socorros). Os personagens se movem mais devagar, e alguns deles são limitadas pelos seus próprios ataques. Upa é o personagem mais fraco do jogo, já que ele tem muito pouco alcance. Por outro lado, Bill tem o melhor alcance. Ele tem uma metralhadora, o que ajuda bastante e é um personagem que facilita bem o esquema.

O elemento de aventura estilo Metroid do original desapareceu e em seu lugar ficou um jogo de plataforma simples. Perder a liberdade de ir onde quiser nos níveis pode ser ruim, mas a mudança para um jogo de ação mais focado certamente fez maravilhas para o andamento do jogo. Você não terá essa impressão no primeiro nível do jogo, porém, já que é um estágio muito longo de side-scrolling que só vai pra frente. Pelo menos a primeira fase, apesar de meio caçante, vai te apresentar a mecânica do jogo. Após esta fase inicial, no entanto, o jogo pega um ritmo excelente, e em vários pontos te deixa escolher entre dois estágios, cada um com estilos de jogo bem distintos.

Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 7 Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 8

Veredito

O original Wai Wai World era injustamente difícil devido a algumas decisões de design ruins e é evidente que a Konami quis corrigir isso. Este é um jogo muito mais equilibrado, mas eu acho que eles se inclinaram um pouco mais para o lado fácil. O jogo não é muito difícil, tirando os segmentos de shooter. Como você fica tecnicamente invencível quando transformado, quando a invencibilidade terminar você pode colocar outra roleta para girar para se transformar mais uma vez. Alguns heróis tornam o jogo bem mais fácil também: Bill Raizer e sua habilidade de atirar em quatro direções torna as lutas contra os chefes um passeio no parque. Dá para vencer o chefe final em menos de 15 segundos, sem necessidade de se deslocar.

Os gráficos do primeiro Wai Wai eram muito bons para NES, mas o visual da sequência é ainda melhor. Todos os sprites são maiores e estilizados, dando uma aparência mais uniforme e consistente, elevando o nível gráfico do jogo tremendamente. Os cenários são incrivelmente detalhados e extremamente coloridos, mas conseguem manter um tom mais sério quando é preciso. A trilha sonora também é melhor, com músicas remixadas, algumas tiradas de outros jogos e outras originais e muito bem compostas.

Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 9 Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō 10

Cada fase depois da primeira é uma viagem pela memória, com o jogador revisitando níveis conhecidos das respectivas séries de cada protagonista. A selva familiar de Contra faz uma aparição, assim como o castelo do Drácula, uma aldeia da era Edo, uma terra feita de doces (de Bio Miracle Upa) e o próprio inferno. Você pode desconhecer algumas destas referências, já que alguns jogos nunca saíram do Japão, mas elas podem ser apreciadas facilmente. O que faz esses tributos / mashups funcionarem tão bem é que eles são extremamente divertidos, independentemente do herói que você tenha escolhido. Você pode imaginar tentar jogar Super Mario Brothers usando Simon Belmont de Castlevania? É por aí!

Não importa o aspecto que você esteja avaliando, Wai Wai World 2 é um jogo muito melhor e mais focado do que o seu predecessor. Tirando o fato dele ser um pouco fácil se comparado ao padrão de outros games de NES, é um dos melhores jogos de ação para a plataforma. E como eu disse lá no começo, o jogo ser em japonês não importa, não vai atrapalhar nem um pouco a sua diversão.


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō
Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō1991
NES
Aventura
Desenvolvido por: Konami
Publicado por: Konami

+ ReviewsWai Wai World 2: SOS!! Parsley Jō (NES)

Não há outros reviews para este game.


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.