O único Jurassic Park que deu certo nos games

Review de Jurassic Park1993
8/10 | por Equipe GAMEINFO Equipe GAMEINFO em 29/09/2014 às 19:17 | lido 873 vezes




Jurassic Park de Master System segue livremente o enredo do famoso filme de Steven Spielberg. O jogo começa com uma intro longa e muito legal, com um helicóptero se aproximando da ilha, aterrissando e a emergência sendo explicada para o jogador. O sistema de computador na ilha está com mau funcionamento, deixando as cercas elétricas que confinam certos dinossauros a certas partes da ilha sem energia - o que permitiu os dinossauros escaparem. Como o Dr. Alan Grant, você tem que encontrar e capturar os dinos antes que alguém na ilha se machuque - ou morra. Para ajudar na difícíl missão, o doutor Grant terá 3 armas à sua disposição - o resto é com você, em um game com muita ação e partes de exploração.

Jurassic Park 1 Jurassic Park 2

Dois jogos em um

Existem dois modos de jogo, que são repetidos em cada fase. A primeira parte é uma seqüência de perseguição side-scrolling com você protegendo o seu jipe dos dinossauros, atirando neles. Um alvo aparece na tela conforme o jipe ​​acelera por uma estrada e você é atacado. Matar os dinossauros dá itens como barras extra em seu medidor de vida, além de vidas extras para ajudá-lo a atravessar a segunda seção do nível. Essas partes de tiro são curtas e muito bacanas de jogar. É legal ver que os desenvolvedores projetaram essas seções para ter um efeito sobre a próxima parte do jogo.

Jurassic Park 3 Jurassic Park 4

Depois da primeira parte de tiro, o Dr. Grant deve sair do jipe a pé para explorar. Como dissemos antes, você conta com três armas, todas adaptadas a diferentes dinossauros e situações. O primeiro é um rifle que dispara o que parecem ser arcos de energia em linha reta, a segundo arma dispara granadas para cima, e por último você tem granadas de mão, que podem ser arremessadas a uma curta distância. Os itens incluem recipientes de saúde, pontos para continue (colete 12 para um continue extra) e, o mais importante, JP tokens. Os tokens são raros e podem ser encontrados nas seções de exploração de cada nível, após recolher todos eles você ganha acesso à fase final, o centro de visitantes (quinta fase). Faça isso para conseguir o final bom, caso você não consiga encontrar todos, você verá o final ruim depois de completar os quatro primeiros níveis. As armas são eficazes e divertidas de usar e recolher os itens mantém o interesse do jogador.

Jurassic Park 5 Jurassic Park 6

Os gráficos são ótimos. Como seria de esperar, muitos dos locais por onde você passa são selva, mas o jogo apresenta alguma variedade, como fases ao lado de um rio e instalações ao redor da ilha para explorar, bem como algumas florestas. Para um jogo de Master System o gráfico é sensacional, há uma série de pequenos detalhes para apreciar ao longo da aventura. Durante uma fase, um forte vento sopra, e Jurassic Park consegue tornar tudo mais convincente por ter árvores e galhos balançando, folhas voando, e nuvens passando rapidamente no fundo. Em cavernas você pode notar gotículas de água no teto, enquanto ao lado de um rio dinossauros comendo uma carcaça podem ser afugentados.

A animação para o Dr. Grant é boa e conta com muitos quadros enquanto ele corre, rasteja, atira e salta. Ele pode até mesmo se agarrar a maioria dos tetos e plataformas do jogo, e ir pendurado até um local seguro para se soltar. Um personagem ágil, com uma decente lista de movimentos, é uma mudança muito bem-vinda de personagens que só podiam correr, pular e atirar. Os sprites para cada dinossauro são bem animados e a movimentação deles é bacana, a maioria corre e salta, tentando morder Grant se ele chegar muito perto. Você vai encontrar velociraptors, brontossauros e pterodáctilos. Dinossauros maiores são como chefes e todos eles são bem feitos também. O confronto final é com o infame T-rex no Centro de Visitantes.

Jurassic Park 7 Jurassic Park 8

Não há repetição no jogo, tanto no departamento gráfico quanto na aparência dos cenários e personagens. Cada batalha contra chefe é diferente, cada nível tem a sua própria aparência e layout, até mesmo as seqüências de perseguição tem aparência diferente a cada fase - e contam com diferentes dinossauros! Dito isto, é uma vergonha que o jogo só tenha 5 níveis no total. O mais provável é que a alta qualidade dos gráficos não deixou que o jogo fosse um pouco maior. Então é uma coisa boa o game não ser tão fácil. Ele não é hardcore como outros títulos da época, mas proporciona um bom desafio. Há uma abundância de vidas extras e continues a serem encontrados, mas isso não torna o jogo fácil, esses itens são definitivamente necessários se você quiser chegar ao final.

Enquanto no departamento gráfico não há repetição, não podemos dizer o mesmo a respeito do departamento sonoro. A música não é das melhores, durante a maior parte do jogo é terrível. A música que toca durante a cutscene de introdução é boa, quase atmosférica, mas a qualidade não continua durante as fases. O que você vai ouvir no resto do jogo são músicas que não têm melodia e são muito curtas, e que ficam repetindo. Isto é especialmente verdade nas lutas contra chefes, onde uma musiquinha com poucos segundos de duração vai ficar em looping até você vencer ou morrer. Se há um ponto positivo para a música no jogo é que ela tem uma batida rápida que mantém a tensão enquanto você corre através das fases. Os efeitos sonoros também não são nada de especial, o rugido do T-rex que começa cada nível é legal, mas o som de cada arma, dinossauro e item é apenas adequado.

Jurassic Park 9 Jurassic Park 10

Conclusão

Jurassic Park é um jogo licenciado e estamos cansados de saber o que isso pode significar. Geralmente jogos de filmes e desenhos são bem genéricos, mas nesse caso, Jurassic Park é um dos melhores usos de uma licença que o Master System teve. O jogo realmente impressionou quando foi lançado. A introdução é muito legal, os gráficos são muito bons e o design de fases idem. A curva de aprendizagem é quase perfeita e algumas idéias são bem inovadoras para a época. O final é a cereja do bolo (uma coisa muito rara neste sistema), e faz valer a pena o esforço de zerar o game. A música e a duração do jogo deixam a desejar, mas quando todo resto ajuda a manter Jurassic Park divertido e convincente do início ao fim, então isso acaba não importando muito.

Um dos jogos desse gênero mais cheios de ação e originais, e que espreme toda a capacidade que o Master System possuía. Se você for fã do sistema e não tiver jogado, não perca. Se já jogou, é uma boa hora pra aproveitar e jogar novamente este clássico da era 8-bit!


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Jurassic Park
Jurassic Park1993
SMS
Ação
Desenvolvido por: Sega
Publicado por: Sega

+ ReviewsJurassic Park (SMS)

Não há outros reviews para este game.


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.