Um simulador imperdível para o NES

Review de Space Shuttle Project1991
9/10 | por KlaSH KlaSH em 27/09/2014 às 16:05 | lido 828 vezes




Era mais um dia normal na locadora em que eu trabalhava em 1993, quando 4 fitas novas de NES chegaram ao acervo. Obviamente eu vi primeiro e quis levar as quatro, mas fui barrado pelo meu chefe, já mesmo com algumas regalias, tinha que deixar os clientes alugarem as novidades também rs. Acabei escolhendo duas: Tiny Toon Adventures e Space Shuttle Project. Melhor escolha impossível, dois clássicos, mas o segundo game foi o que me chamou mais atenção pela originalidade e desafio que proporcionou.

Space Shuttle Project 1 Space Shuttle Project 2

Fiquei com o jogo apenas um dia, tentei jogar e logo de cara, não conseguia nem inicia-lo. A tela de start já começa com um ação/puzzle básico, mas inesperado. Tão logo vi isso, já gostei de cara, pois o que mais prezo num game é seu fator desafio. Só fui zerar este jogo na era dos emuladores, já adulto e posso dizer que fiquei impressionado - e lamentando não ter me dedicado mais na época para jogá-lo até o fim. É um marco no NES.

Sendo um astronauta no NES

Space Shuttle Project é um ótimo jogo, mas sua capa engana e premissa enganam. Parece que vai ser um lixo, aqueles simuladores toscos que o hardware da época não tinha capacidade de fazer direito. Mas não se engane: o jogo tem 1001 faces e gêneros - é de tudo um pouco: simulador, puzzle, ação, shooter, estratégia... Incrível sua versatilidade.

Lançado em 1991, posso dizer que a Absolute Entertainment fez um tremendo trabalho capturando a essência de um lançamento de ônibus espacial, sua missão e conseqüente aterrissagem. Há seis missões, uma praticamente igual a outra na ordem dos eventos, mas não dos desafios.

Space Shuttle Project 3 Space Shuttle Project 4

Primeiro você entra no jogo com um nome e o game escolhe um código de 4 dígitos e um foguete (Atlantis, Enterprise, Endeavour ou Columbia). Para iniciar o jogo, você deve colocar este código, mas não escolhendo os números: apertando o botão A quando número passar no cronômetro, assim como o nome da nave. Se você não conseguir, já perde uma vida de cara! O jogo quer te testar e dizer a que veio: é só para pilotos experientes. Se você desiste logo de cara, não está apto a voar no nosso foguete. Tchau. Simples assim.

Cada etapa das missões mostra uma lista das tarefas que você deve realizar a fim de completar o estágio e avançar. Antes de cada missão, você tem que preparar a nave para o lançamento, com uma corrida contra o relógio para levar o elevador para cima e para baixo apertando botões, abrindo a escotilha e recolhendo o piloto, médico, especialistas, etc. para se juntarem a você no foguete. Conforme o jogo avança, você deve trazer mais astronautas a bordo em menos tempo. Esta é provavelmente a parte mais frustrante do jogo, pois muitas vezes existem tanques em movimento entre cada plataforma que você deve evitar, enquanto sobe e desce o elevador.

Space Shuttle Project 5 Space Shuttle Project 6

Quando estiver tudo definido para o pré-lançamento, uma incrível (para a época, claro) seqüência animada começa, com a contagem regressiva (por voz sintetizada!) e uma cena muito legal da nave decolando, com a tela tremendo e fumaça por todos os lados. É então que Space Shuttle Project se torna realmente radical: cada vez que você decola, o jogo se transforma em uma festa de "quick time events" e você tem que olhar para um indicador na parte superior da tela e apertar os botões A ou B em um determinado momento, ou mover o D-pad na direção do cursor, para fazer tarefas como manobrar o ônibus espacial, liberar os boosters, acelerar, entre outras tarefas. Olhando para trás - mais de 20 anos - era muito raro ver QTEs em um jogo. Hoje em dia, praticamente todos os jogos de ação adoram colocar um QTE aqui e ali. Até nisso o game inovou.

Em seguida, o jogo requer que você execute missões, como lançar um satélite em órbita, instalar peças na estação espacial e até mesmo resgatar um cosmonauta soviético. Nessas missões, você controla um astronauta e tem que controlá-lo pelo espaço, lembrando-se de checar o seu nível de oxigênio e reabastecê-lo, se necessário. Além disso você deve evitar o lixo espacial. Depois de concluir essas tarefas, você deve reentrar na atmosfera da Terra, de uma forma semelhante à decolagem para o espaço.

Space Shuttle Project 7 Space Shuttle Project 8

O jogador deve voltar a enfrentar QTEs para executar tarefas como fechar válvulas, manobrar o foguete, liberar o trem de pouso e aplicar os freios. Ao longo do processo, a música pega com um ritmo rápido e realiza um ótimo trabalho em fazer o jogador perceber a urgência de uma reentrada perfeita. Quando você pousa, assiste a uma cena de congratulações e começa a sua próxima missão.

Um jogo extremamente original e instigante

Eu me diverti muito na época jogando Space Shuttle Project - e fiquei honestamente surpreso de ver como o jogo é ótimo em todos os aspectos. A música e os sons são perfeitos e os gráficos são muito bem feitos para o NES. Os controles são muito bons também, embora eu tenha demorado um pouco para me acostumar a mover o astronauta fora do ônibus espacial. Mas depois que você pega a prática, as missões ficam melhores ainda e você consegue fazer tudo em menos tempo.

O jogo se torna desafiador rapidamente, o que pode afastar jogadores menos determinados, mas eu achei o desafio interessante, dado que o jogo pretende simular missões espaciais. Não é pra ser fácil mesmo. E isso é o mais interessante, este é um jogo que não está nem aí se você vai ao menos inicia-lo ou não! Não é como os jogos de hoje em dia que te ajudam em praticamente todos os sentidos. Este é um jogo seletivo, só quer os melhores jogando e avançando em sua jornada. Não consegue? sinto muito. Não entende? idem, pois não vou te dar tutoriais ou indicativos do que fazer - use a sua intuição e a sua perserança, pois o espaço é um ambiente hostil, estéril e para poucos.

Space Shuttle Project 9 Space Shuttle Project 10

A Absolute fez um trabalho incrível simulando toda a experiência de uma missão espacial e eu realmente gostei bastante de realizar as tarefas. O uso de QTE, embora seja algo comum hoje em dia, na época era novidade e nesse caso foi muito bem utilizado para capturar a atmosfera de um lançamento de ônibus espacial e sua aterrissagem.

Eu recomendo que você jogue o bastante, pelo menos pra ver as seqüências de pouso e decolagem, pois elas são a melhor parte do jogo. São realmente bem feitas e impressionantes para um jogo de 8-bits lançado em 1991. Este é mais um jogo obscuro do NES que pouca gente jogou ou conhece, mas que realmente vale a pena - mesmo tendo se passado mais de 20 anos de seu lançamento.


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Space Shuttle Project
Space Shuttle Project1991
NES
Ação Puzzle Simulador
Desenvolvido por: Abersoft Ltd.
Publicado por: Absolute Entertainment

+ ReviewsSpace Shuttle Project (NES)

Não há outros reviews para este game.


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.