Jackie e Josephine, uma história de Kung Fu

Review de Jackie Chan's Action Kung Fu1990
9/10 | por Equipe GAMEINFO Equipe GAMEINFO em 19/09/2014 às 12:48 | lido 582 vezes




Não dá pra entender como Jackie Chan's Action Kung Fu (NES) foi lançado nos EUA. Tudo bem que hoje o nome Jackie Chan é conhecido mundialmente e o ator fez carreira em Hollywood, mas na época que o jogo foi lançado ele só era conhecido na Ásia, e olhe lá. Chan só ficou conhecido nos EUA em 1995, com o lançamento de "Rumble in the Bronx" (Arrebentando Em Nova York) nos cinemas e o game de NES é de 1990, ou seja, Jackie era um completo desconhecido do público americano.

Jackie Chan's Action Kung Fu 1 Jackie Chan's Action Kung Fu 2

Como Chan já era um nome conhecido no oriente, é lógico que os jovens jogadores japoneses estavam suficientemente familiarizados com o astro de ação de artes marciais para justificar um jogo dele para Famicom, mas como vários jogos para o público nipônico nunca chegavam nos EUA, não dá pra entender porque cargas d'água logo esse chegou. Mas fiquem felizes pela Hudson Soft ter levado o jogo para o ocidente pois, apesar de ser um game subestimado e relativamente desconhecido, é muito legal! O jogo até ganhou uma versão com gráficos melhorados para o Turbo Grafx-16.

No jogo de NES, Jackie e sua irmã gêmea Josephine são os melhores lutadores de kung fu da China. Eles protegem sua terra natal com o seu domínio das artes marciais, sob o olhar atento de seu mestre. Um dia, o arqui-inimigo de seu mestre, o Prince of Sorcerers, decide se vingar sequestrando Josephine. Jackie agora deve derrotar o malvado feiticeiro e restaurar o equilíbrio na China.

Jackie Chan's Action Kung Fu 3 Jackie Chan's Action Kung Fu 4

Jackie e Josephine, uma história de Kung Fu

Jackie Chan's Action Kung Fu é um típico jogo de ação / plataforma, mas ainda assim parece diferente de tudo que eu já vimos no NES. Os personagens na tela, por exemplo, são enormes. O próprio Jackie faz as estrelas de NES da época parecerem anões. Assim como ele próprio rouba a cena em seus filmes, a versão virtual de Jackie Chan irradia charme e personalidade neste game. Basta ver um tigre pulando em cima de Jackie para saber do que estamos falando.

O jogo tem um estilo de arte decididamente influenciado por animes e Chan ostenta um sorriso arrogante que se transforma em um rosto determinado enquanto ele navega por saltos complicados durante a sua aventura. Mesmo morrer tem um certo grau de finesse para ele; em vez de cair para fora da tela, Chan cai de costas no chão, como se ele tivesse errado uma de suas lendárias acrobacias em um de seus filmes.

Jackie Chan's Action Kung Fu 5 Jackie Chan's Action Kung Fu 6

Como era de se esperar, os ataques de Jackie Chan também receberam atenção especial. Enquanto seus movimentos básicos são socos e pontapés típicos, vários power-ups destravam técnicas especiais. Estes movimentos extras tem uma quantidade finita de usos, mas como a maioria dos inimigos do jogo requerem apenas alguns golpes para serem vencidos, é melhor guardar os ataques especiais (como um whirlwind kick) para os chefes. Além disso, Jackie pode lançar uma bola de fogo, basta segurar o botão de ataque para carregar o golpe, que pode ser reabastecido através de mini-jogos ou através da coleta de um número suficiente de orbs que os inimigos vencidos deixam pelo cenário.

É legal destacar também as fases de bônus do jogo. Quando Jackie se depara com um sino (que normalmente exige estar no lugar correto da fase), ele será transportado para uma área de bônus, onde ele pode executar uma tarefa especial para ganhar pontos. Estes pontos são então trocados por itens no final da fase e ter sucesso nestes estágios de bônus é fundamental para completar o jogo. O mais impressionante é que cada fase de bônus é única, e não o mesmo estágio reciclado. Um dos estágios, por exemplo, exige que Jackie pule uma série de nuvens, enquanto a nossa favorita envolve um jogo invertido de Breakout, onde Jackie precisa destruir as bolas que tentam destruir sua plataforma. Estes níveis criativos acrescentam ainda mais tempero a um jogo que já é divertido.

Jackie Chan's Action Kung Fu 7 Jackie Chan's Action Kung Fu 8

A variedade vista nos estágios de bônus também pode ser encontrada em cada fase do game. Embora o jogo só tenha 5 fases, cada uma delas é demorada. Jackie tem apenas uma vida, mas pode ganhar continues nos estágios de bônus - por isso que jogá-los bem é tão importante. Cada fase de Action Kung Fu pode passar por uma grande variedade de ambientes diferentes, e mesmo que os inimigos não representem um grande perigo para Jackie, utilizar sua habilidade para dar pulos precisos é uma obrigação. Os controles precisos ajudam, então é aquela velha história, se você morrer, não culpe o jogo!

É bem legal ver como algumas fases mudam de navegação horizontal para vertical e em algumas seções parece que você está jogando um ancestral dos populares "endless runners" que lotam os tablets e celulares de hoje. Combine os níveis longos com as fases de bônus criativas, além de algumas batalhas contra chefes que enchem a tela e você tem um jogo que permanece sempre inovador, e que nunca fica chato. Pra completar o belo pacote, a música se encaixa bem à ação e a trilha sonora é realmente muito boa. Aliás, a trilha sonora é excelente e ganha realmente um ótimo destaque no jogo.

Veredito

O verdadeiro problema do jogo é que quando ele acaba, você fica querendo mais. Sim, os níveis são longos, mas gostaríamos de ver o dobro deles. O game também não é tão desafiador quanto outros jogos mais hardcore de NES. Depois de uma certa prática, é possível talvez zerar a aventura sem morrer. O jogo é extremamente divertido e agradável, mas talvez dê pra terminá-lo em menos tempo do que você leva para ver um dos filmes de Jackie.

Jackie Chan's Action Kung Fu 9 Jackie Chan's Action Kung Fu 10

Sendo assim, Jackie Chan Ação Kung Fu é uma ótimaa diversão durante o breve tempo que o jogo dura. O jogo é brilhante e cheio de personalidade, o estilo de plataforma é bem feito, os controles precisos e os níveis são inventivos. Só podia ser um pouco mais longo e mais difícil, mas certamente ele ganha um espaço entre os jogos de NES mais queridos. Esteja certo de que você vai querer jogá-lo mais vezes. Se você ainda não jogou até os dias de hoje, pode encarar sem medo.


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Jackie Chan's Action Kung Fu
Jackie Chan's Action Kung Fu1990
NES
Plataforma
Desenvolvido por: Hudson Soft
Publicado por: Hudson Soft

+ ReviewsJackie Chan's Action Kung Fu (NES)

Não há outros reviews para este game.


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.