Neon e nostalgia em uma grande homenagem a um clássico

Review de Double Dragon Neon2014
9/10 | por ResLopes ResLopes em 06/09/2014 às 14:29 | lido 554 vezes




Se você é retrogamer de verdade, deve se lembrar de Billy e Jimmy Lee no NES dando joelhadas na cara de inúmeros Abobos e Lindas. Era o nascimento de um estilo de jogo, o scrolling beat 'em-ups (joguinhos de porrada 2D onde o personagem anda para os lados). Outra coisa importante: lá em 1987, quando o primeiro Double Dragon foi lançado para arcades, jogos cooperativos não eram tão comuns quanto hoje. Muitos que jogaram DD na época, tanto nos arcades quanto no Nintendinho, estavam tendo sua primeira experiência na jogatina cooperativa. Por isso, quando um fã ouve falar de um remake de Double Dragon, já fica ansioso.

Double Dragon Neon 1 Double Dragon Neon 2

Mas Double Dragon Neon não é só um reebot do Double Dragon original, nem apenas uma homenagem aos arcades cooperativos dos anos 80 - na verdade, é uma celebração aos mullets dessa década e tudo que cerca a cultura oitentista.

As gerações atuais nunca ouviram falar dos irmãos Lee. A WayForward felizmente corrigiu essa lacuna. Trazendo novos recursos e nostalgia suficiente para agradar qualquer fã, Neon sinaliza um futuro tão brilhante para a série quanto o título indica.

Neon e porradaria

Double Dragon Neon 3Houve muitas tentativas de criar sequências e remakes de Double Dragon ao longo dos anos, mas este novo esforço da especialistas em retro gaming WayForward Technologies certamente foi a melhor. Ela não se envergonha com a simplicidade do jogo - em vez disso, abraça completamente seu design arcaico. E faz isso com tal entusiasmo que você se sente como se tivesse viajado no tempo, quando narrativa coerente era para maricas e hard rock tocava em todos os jogos.

Se você nunca jogou Double Dragon, não é um jogo complicado: você anda pela a tela da esquerda para a direita e soca a cara das pessoas. Um monte. Junto com seu antecessor espiritual Renegade, o jogo original gerou toda uma linha de scrolling beat 'em-ups, incluindo os favoritos dos fãs: Streets of Rage e Final Fight.

Neon não é um remake do jogo original, mas uma nova entrada na série com novos níveis e jogabilidade. Mas não tenha receio, "conhecedores" em Double Dragon, Neon carrega a mesma essência DD em seu núcleo. O principal objetivo ainda gira em torno de Billy e Jimmy Lee tentando salvar a eternamente raptada Marian. Enquanto você faz seu caminho através de cada um dos 10 níveis do jogo você vai socar, chutar, arremessar e aniquilar todos em seu caminho, tal como era no NES. Os personagens que você encontra são os mesmo bandidos dos primeiros jogos, desde o afro Williams até a chicoteadora Linda. E tem um monte de Abobos bombados para dar porrada também. Em suma, os mecanismos básicos e gameplay de Neon são muito semelhantea ao Double Dragon original.

Double Dragon Neon 4Mas as semelhanças param por aí. Todo o resto é diferente. A maior adição em Neon é o uso de mixtapes (fitas cassete). Existem dois tipos de mixtape: Sosetsuken e Songs. Você pode ter uma de cada tipo equipadas e há um total de vinte fitas diferentes (10 de cada tipo). Fitas Sosetsuken dão ataques mágicos que usam um medidor de energia especial para executá-los, e são devastadores. Eu preferia um hurricane spin kick tradicional, mas existem outros ataques para usar como invocar um dragão que cospe fogo ou um ataque aéreo ainda mais poderoso, entre outros.

Songs dão características passivas que aumentam as estatísticas básicas, como dano e defesa. Há algumas fitas Songs que se concentram em dano mágico, por exemplo, enquanto outras vão mais para condições específicas, como dar o dobro de dano quando sua vida está abaixo de 50%. Inimigos derrotados, por vezes, vão deixar cair essas fitas cassetes. Pegar cópias de uma fita aumenta o nível dela - uma Song / Sosetsuken com um nível superior causa mais dano, claro. É um elemento de RPG muito simples que adiciona uma boa variedade para um jogo de luta. Encontrar que combinação funciona melhor pra você e encontrar e upar as fitas adicionam uma quantidade enorme de valor de replay ao jogo - um toque ainda mais legal é que as mixtapes apresentam todos os tipos de paródias de músicas dos anos 80, de Aerosmith até Rick Astley.

Double Dragon Neon 5Outras mudanças são mais sutis do que o sistema mixtape, mas ainda são visivelmente diferentes dos jogos anteriores da série. Esquivar-se rapidamente de um ataque inimigo lhe concede o dobro de dano por um curto período de tempo. Você pode correr na direção dos inimigos, fugir rolando de ataques e agarrar inimigos em pleno ar. Se você estiver jogando com um amigo pode fazer um high five para recuperar a saúde ou aumentar o dano por um curto tempo. Estas melhorias no departamento de combate ajudam a manter as coisas sempre novas e combinam bem com o jogo - você sente que a jogabilidade ainda é de Double Dragon, mas com novos toques bem-vindos.

Você vai demorar cerca de três horas para passar pelos 10 estágios na dificuldade normal, mas dois níveis de dificuldade adicionais, bem como completar sua coleção mixtape, acrescentam muito mais tempo ao jogo. Em suma, Neon faz tudo certo em termos de jogabilidade e novas adições, mantendo a sensação dos dias de glória de Double Dragon.

Double Dragon Neon 6No departamento gráfico, como o nome sugere, Double Dragon: Neon é cheio de cores fluorescentes brilhantes. Desde o início do jogo fica óbvio que os desenvolvedores estavam querendo retratar um visual exagerado dos anos 80: há letreiros de néon em todos os cantos e cada local é mais extravagante do que o outro. Fundos de tela altamente detalhados e coloridos variam de florestas assombradas a um dojo ninja no espaço e são lindos de se olhar.

Os personagens são grandes e brilhantes também. Os irmãos Lee ostentam uma aparência semelhante à sua releitura para o Game Boy Advance de alguns anos atrás. O estilo visual do jogo impressiona bastante. A WayForward queria dar uma sensação brega para o jogo e os visuais são perfeitos. Tanta exuberância gráfica traz uns probleminhas de desempenho visual, fazendo com que a taxa de quadros caia drasticamente quando tem muita coisa acontecendo na tela - o jogo pode até dar umas travadas, mas nada que atrapalhe a diversão.

A trilha sonora de Neon é uma mistura de velho e novo. Músicas conhecidas do jogo original foram remixadas e se encaixam perfeitamente à jogabilidade (aliás, a música da segunda fase é um synth-pop SENSACIONAL). Socar inúmeros inimigos com as músicas que você lembra do passado farão você se sentir como uma criança novamente. As novas músicas não têm o mesmo apelo que as músicas antigas, e eu, pessoalmente, gostaria de ouvir uma trilha sonora só de remixes. Os efeitos sonoros e diálogos também são cheios de erros e acertos. Trocadilhos intencionalmente ruins (ou pelo menos eu espero que sejam intencionais) como "“I Double Dragon dare!" são engraçados nas primeiras vezes, mas podem ficar chatos depois da décima vez. Os vilões costumam dizer alguma coisa quando eles aparecem na tela ou batem em você, e, infelizmente, eles só têm uma ou duas frases cada. Então, prepare-se para ouvir as mesmas frases repetidas, especialmente se você jogar o jogo várias vezes. Pelo lado positivo, se você gosta de diálogos bregas, vai gostar ainda mais do estilo do game.

Double Dragon Neon 7 Double Dragon Neon 8

Vai uma partidinha co-op?!

Não seria Double Dragon sem co-op. O modo cooperativo, chamado de "Bro-op" no jogo, é a melhor maneira de jogar. Jogar com um amigo não só permite que você use os high fives acima mencionados, mas você também pode lidar melhor com telas cheias de inimigos e reviver um ao outro. E, assim como nos jogos originais, se um de vocês realmente é uma porcaria e perde todas as suas vidas, pode roubar uma vida de seu parceiro - sensacional.

O nível mais alto de dificuldade praticamente exige que você jogue com um amigo, devido aos inimigos ridiculamente poderosos. O desafio adicional e conquistas/troféus específicos para co-op devem atrair jogadores à procura de um multiplayer sólido e desafiador. Neon tem um feeling quase idêntico ao de jogar o jogo no arcade ou em consoles no início da década de 90, o que vai apelar muito para gamers retro. Mas quem nunca jogou DD também vai curtir a boa experiência cooperativa.

Double Dragon Neon 9 Double Dragon Neon 10

Veredito

Double Dragon: Neon consegue realizar algo muito difícil: revigorar a franquia Double Dragon, acrescentando novos elementos, enquanto mantém a jogabilidade que tornou os jogos originais populares. A adição de mixtapes e elementos menores de RPG dão ao jogo um valor de replay elevado, enquanto as melhorias no combate vão ajudar a manter tudo interessante para quem quiser zerar o jogo diversas vezes. Alguns problemas de desempenho e uma trilha sonora de erros e acertos - assim como os diálogos e senso de humor - podem detrair do game, mas Neon é um grande jogo co-op que recria com precisão a sensação do game original de arcade e NES.

Não é apenas o melhor Double Dragon em anos, é um dos melhores remakes retro já feitos!


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Double Dragon Neon
Double Dragon Neon2014
PC PS3 XBOX360
Beat 'em Up
Desenvolvido por: WayForward Technologies
Publicado por: Majesco Entertainment

+ ReviewsDouble Dragon Neon (PC)

Não há outros reviews para este game.


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.