As irmãs distantes do Mario

Review de Giana Sisters: Twisted Dreams2012
8/10 | por ResLopes ResLopes em 04/09/2014 às 13:38 | lido 568 vezes




Copiar descaradamente Super Mario Bros há 20 anos atrás foi uma jogada arriscada e perigosa para um pequeno grupo de desenvolvedores alemães. Eles criaram The Great Giana Sisters com base no sucesso da Nintendo na época e conseguiram lançar o game para o Amiga, Commodore 64, Armstrad CPC e Atari ST. O jogo foi vendido por um curto período de tempo antes de ser retirado das prateleiras após um processo da Nintendo. Claro que o jogo virou cult e as poucas cópias que existem valem uma fortuna.

Giana Sisters: Twisted Dreams 1 Giana Sisters: Twisted Dreams 2

Pois a mesma equipe se reuniu novamente, décadas depois, para tentar dar uma segunda chance ao jogo. Graças ao KickStarter e ao apoio dos gamers que contribuíram para o projeto, o renovado Giana Sisters: Twisted Dreams finalmente viu a luz do dia, dessa vez sem problemas legais. O que começou como um clone descarado de Super Mario Bros evoluiu para uma história de sucesso no Kickstarter e um jogo inesperadamente interessante.

Giana Sisters: Twisted Dreams não é mais um clone

O dinheiro arrecadado no Kickstarter foi bem utilizado - Giana Sisters: Twisted Dreams é lindo, lembrando os visuais 2D altamente detalhados de Trine, o que deixa o jogo muito longe de se parecer com New Super Mario Bros U, por exemplo. Ou seja, o game evoluiu, seus conceitos mudaram e ele não é mais um clone de Mario, nem se alguém quisesse forçar uma barra.

Twisted Dreams ainda é um jogo de plataformas em 2D e claro que tem uma parcela de dívida com Mario, como qualquer jogo 2D teria. Mas, certamente não é um clone. A trama conta com duas irmãs e no começo do jogo a irmã mais velha, Maria, é sequestrada e levada para um mundo de sonho do qual sua irmã mais nova, Giana, deve resgatá-la.

Giana Sisters: Twisted Dreams 3 Giana Sisters: Twisted Dreams 4

Obviamente, a história não é importante, mas implica que Giana está passando por algumas mudanças da puberdade, que se refletem na possibilidade dela alternar entre personalidades durante o sonho. O que significa que com o pressionar de um botão, você pode alternar entre as versões "bonitinha" e "punk" de Giana, cada uma com diferentes habilidades e um fetiche por gemas de cores diferentes.

Giana Sisters: Twisted Dreams 5Mas o que esse sistema de personalidades também faz é inverter o tema do nível: quando você está no modo "Giana bonitinha" os fundos tornam-se mais sombrio e aterrorizantes, e quando você alterna para seu estilo punk o mundo é muito mais brilhante e mais feliz. As mudanças de humor trazem, naturalmente, uma decisão tática, e lembram um pouco a mecânica do clássico shooter Ikaruga. A Giana bonitinha pode fazer um giro que retarda sua descida ao cair, enquanto a punk pode fazer um dash através de inimigos e quicar nas paredes. O jogo rapidamente começa a exigir que você alterne entre as duas durante a ação, criando alguns desafios incomuns e gratificantes.

Há uma grande dose de cuidado no jogo, dá pra ver que a equipe cuidou dele com carinho. Mesmo o jogo original ainda conta com muitos fãs, principalmente na Alemanha. Mesmo que você não embarque nessa história de nostalgia, e porque não, redenção, a trilha sonora pode tocar o seu coração. Apesar de seus valores de produção modernos, a trilha soa como se você estivesse jogando décadas atrás em um Amiga.

Giana Sisters: Twisted Dreams 6Os níveis não são nem de longe tão bem concebidos como em um jogo do Mario, mas eles são cheios de ramificações e segredos escondidos. Infelizmente, eles também são muito bem abastecidos com clichês do gênero, como plataformas que desaparecem e correias transportadoras sem fim. O jogo também comete um erro comum de games de plataforma, que é reutilizar uma ideia que parece original à exaustão - no caso de Giana, é flutuar em uma bolha gigante. Twisted Dreams pode não traz uma nova idéia a cada fase, mas nem mesmo Mario ou Rayman conseguem fazer isso o tempo todo.

Um problema mais grave é que a complexidade dos gráficos trabalha regularmente contra o jogo, e muitas vezes não fica claro onde você pode aterrissar depois de um pulo, se é uma plataforma válida ou apenas cenário de fundo - ou mesmo uma armadilha mortal.

New Super Mario Bros U é muito conservador com seu visual, mas ele tem a desculpa de que seus gráficos estão sempre a serviço da jogabilidade, e não o contrário. Ainda assim, Twisted Dreams está longe de ser um desastre e se você perdoar esses errinhos é um jogo de plataforma agradável e diferente.

Veredito

Com um total de vinte e três níveis, com modos adicionais disponíveis se você preferir uma experiência mais complexa e gráficos de ponta, a Black Forest conseguiu revitalizar sua série, permanecendo fiel às origens do jogo ao mesmo tempo que conseguiu remover completamente a aura de clone. Giana Sisters: Twisted Dreams é uma viagem esteticamente agradável, embora tenha seus probleminhas. O jogo não rouba a coroa do Mario em termos de jogabilidade, mas ele certamente tem algo a ensinar ao velho mestre em termos de apresentação - e até em algumas novas ideias, só falta um pouquinho mais de refinamento, como menos repetição de boas ideias.

Giana Sisters: Twisted Dreams 7 Giana Sisters: Twisted Dreams 8

A troca de personalidades é uma dessas novas idéias que foi muito bem tratada, conferindo originalidade ao game. Os excelentes gráficos e a trilha sonora divertida, que remete diretamente ao início dos anos 80, contribuem para aumentar a nota. Pena que alguns problemas não deixem o jogo atingir seu potencial máximo, como o desenho de fases confuso e inconsistente em alguns lugares, a repetição de ideias, etc.

Mas dá pra relevar tudo isso e no final das contas se divertir com esse bom jogo de plataforma.


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Giana Sisters: Twisted Dreams
Giana Sisters: Twisted Dreams2012
PC PS3 Wii U XBOX360
Plataforma
Desenvolvido por: Black Forest Games
Publicado por: Black Forest Games

+ ReviewsGiana Sisters: Twisted Dreams (PC)

Não há outros reviews para este game.


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.