Shovel Knight cavou o passado e foi achado como uma pérola

Review de Shovel Knight2014
8/10 | por KlaSH KlaSH em 02/09/2014 às 22:00 | lido 482 vezes




Às vezes é tudo questão de pegar algo simples e faze-lo incrivelmente bem. E este é o caso de "Shovel Knight", jogo indie de plataforma que saiu para Nintendo 3DS, Wii U e PC.

Pra começar, preste atenção no nome do jogo, que é incrivelmente simples e epônimo a descrição do personagem principal (mais simples até do que usar a palavra "epônimo" em um contexto, enfim...): SHOVEL KNIGHT, o "Cavaleiro da Pá".

Shovel Knight 1 Shovel Knight 2

A história por trás desta pérola de 8-bits é expressada da forma mais clara possível através de uma série de telas, como nos grandes clássicos da era NES. Primeiro, você tem uma introdução básica para os heróis de nossa história:

"Há muito tempo atrás, aventureiros lendários vagavam por terras indomáveis. De todos os heróis, nenhum brilhou mais do que Shovel Knight e Shield Knight."

E então vemos as raízes do conflito principal:

"...mas então os viajantes terminaram na Torre do Destino, quando um amuleto amaldiçoado lançou uma terrível mágia. Quando Shovel Knight acorda, a torre estava selada e Shield Knight havia sumido. Com seu espírito quebrado e em luto, Shovel Knight adentra uma vida de solidão."

E finalmente a introdução dos vilões e o começo da história do herói:

"...sem campeões, a terra foi dominada por um poder desprezível: A feiticeira e sua 'ordem dos sem compaixão'. Agora a torre está aberta e devastada de assombrações. Uma nova aventura está prestes a começar..."

No decorrer de 100 palavras, o produtor do jogo diz que um título como Final Fantasy talvez leve horas para ser pensado. É a simplicidade e a nostalgia que dá ao jogo seu charme.

O jogo possui elementos de diversos títulos 8-bit espalhados por ele. Alguns deles mais óbvios que outros - O mapa-mundi tem inspirações de Super Mario Bros 3, diversos temas de chefes são uma ligação direta das séries de Mega Man (Mas sem o poder de absorção das armas dos inimigos) e o ataque de um dos principais Shovel Knight's é uma facada para baixo como em Zelda II: The Adventure of Link.

Shovel Knight 3 Shovel Knight 4

Mas mesmo com todos os jogos que pegam inspiração de algum lugar, Shovel Knight é muito um jogo muito próprio. Parece um refinamento moderno da arquitetura 8-bit sendo demonstrada com maestria para a nova geração de gamers. E ele consegue fazer isso sem um desapego irônico. Não há piadas como "Pressione B para pular", seja o que for... É animador ver um jogo original mostrar esse nível de confiança no seu mundo e na sua mecânica.

O jogo não te dá instruções ou segura na sua mão. Em vez disso, ele te apresenta cada mecânica na prática. Você está caminhando, encontra um inimigo e tem duas opções: Mata-lo com sua pá ou simplesmente ignora-lo. A fase toda é uma série de desafios que te força a explorar o que os botões nas paredes significam e como esfaquear uma bolha para pular mais alto, sem ter que indicar com fadinhas ou avisos-tutoriais chatos, que acham que você é idiota e não gosta de desafios e descobertas.

Shovel Knight 5 Shovel Knight 6

Como bônus, as músicas são uma colaboração entre Jake Kaufman e Manami Mastumae. Mastumae foi o responsável pelas músicas e efeitos sonoros de Mega Man. Seu trabalho ainda será estrelado no game Mighty No. 9, um jogo financiado pelo Kickstarter, assim como Shovel Knight foi. Kaufman tem um lugar especial na maioria dos retrogamers por conta das músicas de outro que produziu, incluindo sua mais recente obra-prima: Double Dragon Neon.

A combinação desses fatores cria uma fantástica estética no decorrer do jogo. A música tema de abertura da primeira fase é obrigada a ficar em sua cabeça. Está disponível para venda no Bandcamp a qualquer preço que você queira pagar.

Shovel Knight 7 Shovel Knight 8

O jogo possui também um modo mais difícil onde os checkpoints são poucos e mais distantes entre si, além dos inimigos causarem mais dano. Acredite, vale a pena. Desde o seu lançamento, já se tornou um clássico instantâneo.

Só mais uma coisa: Não tem como você se enganar com um jogo de plataforma estilo 8-bits que tem uma fase chamada simplesmente de "Exploditório". Você TEM QUE jogar essa pérola.


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Shovel Knight
Shovel Knight2014
PC 3DS Wii U
Ação Aventura Plataforma
Desenvolvido por: Yacht Club Games
Publicado por: Yacht Club Games
Shovel Knight é um jogo de ação e aventura com uma jogabilidade clássica, personagens memoráveis ​​e estilo 8-bits retro. Plataformas, ótimos gráficos, música contagiante, chefes loucos e muito humor!

+ ReviewsShovel Knight (PC)

Não há outros reviews para este game.


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.