O início da saga de Ryu Hayabusa

Review de Ninja Gaiden1989
por ResLopes ResLopes em 14/07/2014 às 21:51 | lido 291 vezes




Atualmente Ninja Gaiden é um série consolidada e muito famosa nos videogames, tendo recebido jogos para várias plataformas. Mas tudo começou quando a produtora de games Tecmo lançou o primeiro Ninja Gaiden para arcade, na década de 80. No Japão o jogo foi chamado de Ninja Ryudenden, algo como "A Lenda da Espada do Dragão Ninja". No ocidente, Ninja Gaiden, que quer dizer A Lenda do Ninja.

Depois do enorme sucesso nos arcades, Ninja Gaiden ganhou uma adaptação para NES (Nintendo Entertainment System) em 1988 (Japão) e 1989 (EUA), e aí emplacou de vez. Ele foi o primeiro jogo a usar cut scenes cinemáticos, um marco no NES e na história dos games, pois a técnica passou a ser utilizada até hoje.

No jogo você controla o ninja Ryu Hayabusa, último descendente de um clã de ninjas que possui a Espada do Dragão. Ryu deve proteger o mundo de uma força maligna sinistra. São 10 níveis onde você deve correr, pular e fatiar vários inimigos, em uma mistura de jogo de ação com plataforma.

Como na maioria dos jogos da época, Ninja Gaiden não é um passeio no parque. O jogador tem que ter muita habilidade se quiser zerar o game.

A História

Um duelo ao luar em um campo de grama. Dois ninjas cruzam espadas no ar, cada um com apenas um único golpe. Um cai no chão derrotado - Ken Hayabusa. O filho de Ken, Ryu, encontra uma carta no dia seguinte, deixada para ele por seu pai caído. Ela diz a ele para pegar lendária espada de seu clã e viajar para a América. É aí que a história começa.

Ninja Gaiden é centrado em sua história. Era um ótimo jogo de ação / plataforma da Tecmo, lançado nos EUA em 1989, mas a inovação mais notável e memorável de Gaiden não estava em sua jogabilidade rápida ou controle preciso, estava em como ele transmitiu seu enredo. Cenas cinematográficas, mostradas antes, depois e, por vezes, durante os estágios de ação do título, pintando vividamente o mundo dos demônios, espadas e agentes secretos com que Ryu Hayabusa estava metido. Era uma nova abordagem para contar histórias em uma época onde a maioria dos outros títulos estavam satisfeitos em fornecer a trama só no manual de instruções.

Esse marco na narrativa seria suficiente para recomendar jogar o jogo por si só, por isso é um bônus muito grande. Você controla Ryu em uma série de estágios de ação side-scrolling , pulando , cortando e saltando em paredes pelo seu caminho. A sensação de jogar Ninja Gaiden é incrivelmente satisfatória, pois saltar nas paredes , girar no ar e despachar os inimigos é rápido e fácil. Um arsenal de armas secundárias pode ser encontrado ao longo de cada etapa, incluindo estrelas de arremesso, shurikens bumerangues e rodas de fogo voadoras. E você vai precisar dominar todas com maestria, pois há pouca margem para erro.

Ninja Gaiden é implacável - um dos clássicos games de ação do NES, onde o fator desafio é alto. Controlar Ryu através de inúmeros inimigos e obstáculos de cada fase pode ser extremamente difícil, e muitos jogadores de NES não conseguiram chegar nem mesmo na metade da aventura. Existem seis fases no total, cada uma sub - dividida em áreas menores, e cada uma delas com um chefe no final. Os primeiros chefes são fáceis, os posteriores, porém, nem um pouco.

A dificuldade pode afastar os novos jogadores, mas ela sempre foi cartão de visitas de Ninja Gaiden. A série teve o seu início nos arcades, mas o seu primeiro título de coin-op tinha pouco a ver com o game de NES, que foi realmente onde tudo começou. Duas continuações ainda saíram para o 8-bit da Nintendo, e depois Ryu ficou dormente por vários anos. Suas aventuras finalmente foram retomadas em Ninja Gaiden 2004 no Xbox, onde o desafio intenso visto pela primeira vez em 1989, foi trazido de volta revigorado.

Você já foi avisado: este não é o tipo de jogo que você pode pegar e jogar até o final em sua primeira tentativa. Completar a aventura requer prática e paciência, mas vale a pena investir seu tempo por causa da jogabilidade sólida e satisfatória e pelo fato de que você querer ver como a história termina. Chegar até a próxima cena, vendo a próxima peça da trama, foi uma motivação nunca antes usada e Ninja Gaiden foi pioneiro nisso. A seqüência de eventos, emparelhada com o alto grau de dificuldade, fez desse primeiro Gaiden um sucesso. Um sucesso que começou a franquia mais poderosa da Tecmo, e um sucesso que certamente vale o preço pedido.

Ninja Gaiden contiuna sendo um clássico e um dos melhores jogos do NES.


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Ninja Gaiden
Ninja Gaiden1989
NES
Ação Plataforma
Desenvolvido por: Tecmo Inc.
Publicado por: Tecmo Inc.

+ ReviewsNinja Gaiden (NES)


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.