Esse jogo é um dos melhores RPGs...

Review de Chrono Trigger1995
10/10 | por MegaMan MegaMan em 23/08/2005 às 19:11 | lido 2383 vezes




Chrono Trigger foi lançado no ano de 1995 para o Super Nintendo pela Squaresoft, e foi considerado por muitos o melhor Rpg de todos os tempos. E não é a toa não. Com uma história completa, cheia de detalhes, trilha sonora inacreditável, gráficos que nunca haviam sido vistos em uma plataforma de 16 bits, além de um inovador e incrível sistema de batalhas, o que mais agradou aos fãns.

O jogo conta a história de Crono, um jovem rapaz que tinha uma vida normal até o dia da feira do milênio, um festival comemorando o 1000 ano do reino. A procura de sua amiga de infância, Lucca, uma garota ciêntista com a mesma idade de Chrono e que sempre tinha uma nova invenção para mostrar para Crono, ele se esbarra com uma jovem garota, Marle, que resolve se juntar a ele.

Após passear um pouco pela feira ele acha a sua amiga, e ai que a aventura começa. O novo invento que Lucca fez é um teletransportador, que transporta as pessoas de uma cabine da máquina a outra. Infelizmente o colar Marle reage de alguma maneira com a máquina e acaba transportando-a pra um outro local no tempo e espaço. Crono, como todo bom herói, entra na distorção de tempo e espaço e vai atrás dela.
No começo ele apenas queria trazer a sua amiga de volta, mas depois novos desafios e deveres foram entreges a ele. Aquele mesmo pequeno desafio que é entrege a todos os personagens da maioria dos games de Rpg, salvar o mundo. Ele teria que viajar durante o tempo para tentar consertar tudo aquilo que poderia viriar algo muito ruim no futuro, e depois salvar o mesmo das garras de Lavos, um Monstro que chegou na terra no passado, e que foi ganhando forças com o tempo e em 1999 ele atacou o planeta. No final Crono e seus novos amigosm, que foram feitos atravéz das épocas, teriam que lutar contra Lavos e salvar o futuro do mundo.

Cada personagem tem um certo tipo de elemento, em quais são baseadas suas técnicas e magias. Os personagens aprendem a usar magia em certo ponto do jogo, e apartir dai eles irão aprendendo novas magias conforme os Tecnique points vão aumentando. Esses Tecnique points podem ser adquiridos nas batalhas, juntamente do ouro e a experiência (e se você der sorte até um item extra). O interressante mesmo das técnicas é a possibilidade dos personagens interragirem com as técnicas e magias dos companheiros. Por exemplo, Crono tem uma técnica de girar a espada, juntando com o ataque de fogo de Lucca, se forma um Ciclone de Fogo! E assim vai. São diversas possibilidades de técnicas duplas que podem ser formadas, por isso treine seus personagens e veja no que dá a mistura de uma técnica com outra. É possível também a formação de técnicas triplas, técnicas que são mais poderosas ainda. As técnicas triplas podem ser tanto utilizadas atravéz de técnicas já aprendidas pelos personagens, como podem ser utilizadas equipando uma pedra especial em um dos personagens do trio. Essa pedras são necessárias para todas as técnicas triplas de Magus, e se você quiser possuí-las tera que dar uma boa rodada pelas eras e mapas (ou então olhar no detonado mesmo...).

Quanto aos personagens são apenas 7, mas que dão conta (e muito!) do recado. São eles: Crono, Lucca, Marle, Frogg, Robo, Ayla e Magus ( que é opcional, você pode escolher para ele entrar para o seu grupo ou não... Conforme a decisão o final pode ser diferente...).

Crono é o personagem principal da história, mora com sua mãe, e vive treinando técnicas com sua espada. Possuidor do elemento Luz, ele pode desferir tanto técnicas com sua espada, quanto poderosos raios. Usa Sabres (Uma espada fina) para atacar.

Lucca é amiga de infância de Crono, e mora um uma ilha, conectada por uma ponte, logo abaixo da casa de Crono. Ela, tao como o pai, adora inventar coisas, sendo que ela constroi suas proprias armas. Ela domina a arte do fogo, e é capaz de atirar bolas de fogo de sua arma, ou até criar erupções vucânicas contra seus inimigos. Ela usa revolveres especias para atacar seus inimigos.

Marle, a garota misteriosa que se esbarrou com Crono no festival, é do Elemento Gelo, e possui magicas de Recuperação. Ela utiliza um atirador de flechas para atacar.Ela e Crono, como todo bom Rpg, acabam se apaixonando um pelo outro.

Frog, o sapo guerreiro da rainha do passado, entra para seu grupo quando você esta indo ao resgate da rainha, logo no começo do jogo. Muitos não gostam dele mas eu acho ele bem dahora, o meu segundo personagem preferido (Magus em primeiro lugar!). Ele tem a água como elemento e além de possuir poderes de cura, possui ataques bem poderosos de água. Ele se utiliza de espadas grossas para atacar.

Robo é um robo (Dã!) que Crono, Lucca e Marle encontram quando vão para o futuro. Após Lucca conserta-lo ele entra para o grupo. Ele é muito forte, porem não possui nenhum elemento magico, e por iso não pode usar mágicas e sim apenas técnicas. Ele ataca com seus próprios punhos, porém, diferentemente de Ayla, que é uma humana, ele pode substituir seus punhos por outros mais novos e poderosos.

Ayla é uma mulher da era pré-histórica, e entra pro grupo para ajudar Crono e seus amigos numa encrenca que eles acabam se metendo no passado. Ela também não possui nenhum elemento mágico e, como Robo, usa apenas Técnicas especiais. Ela utiliza-se de seus próprios punhos para atacar, e apesar disso, é a que possui o maior ataque de todos. Os punhos dela ficam mais fortes e se desenvolvem em 3 levels diferentes, que por sinal são levels bem altos. Portanto se quiser que a ayla tenha sus punhos desenvovidos e bom começar a treinar bastante. Magus, que no início é um inimigo deles, pode se juntar ao grupo se você quiser em um determinado ponto do jogo. Você tera a opção de mata-lo ou aceitar a proposta dele de entrar para seu grupo. Eu prefiro deixar ele entrar para o meu grupo, porque ele é muito bom. Porém sua decisão irá afetar o final, portanto escolha bem. Sua arma é a Foice e com ela ele pode dar muito dano nos oponetes. Seu elemento e as Trevas, e além de possuir Lighting, Fire e Ice 2, ele tem seus própios golpes das trevas, que sõ muito bons.

Além dessa história impressionante e que cativa as pessoas por mais de 40 horas, Chrono possui gráficos muito desenvolvidos, para os que eram normalmente encontrados no Super Nintendo. Isso se da devido a um Chip especial que foi desenvolvido especialmente para o jogo, para que o mesmo suportasse gráficos melhores do que eram encontrados.

A trilha sonora também foi escolhida a dedo, pois ela, juntamente da história, são capazes de prender total atenção do jogador, e deixar que ele penetre e se sinta dentro do mundo mágico de Chrono Trigger.

Agora falando do sistema de batalha, ele foi muito inovador, pois o sistema de batalhas randômicas saiu de cena para a entrada de um sistema m que os monstros se encontram presentes no cenários, e as batalhas apenas começam quando você encosta em um monstro. Poucos jogos na história do RPG foram, lançados com esse sistema. Dentre esses se encontram Chrono Trigger, Grandia (Tanto 1 e 2) e Chrono Cross (a continuação de Chrono Trigger). O que também é legal desse sistema, e que é exclusivo de Chrono Trigger, é que quando você entra nas batalhas não há troca de cenário. Você luta no local onde a batalha foi iniciada.

O jogo também apresenta diversos Sidequests, que podem alterar o final, dependendo se você faz ou não, e que aumenta em muito a diversão e o replay do jogo.
Outro ponto forte é o "New Game +", que é o seguinte: Ao terminar o game essa opção ira aparecer ao lado da opção "New Game", e quando você "clicar" nele você iniciara um novo jogo, só que podera escolher algum slot de um jogo salvo e começar com os itens, levels e magias do game. Isso mesmo. Imagina você no level 65 enfrentando os monstros do começo?...
Fica mais fácil de zerar de novo, pois tira a necessidade de você ficar treinando um tempão.
Você deve estar se perguntando por que você perderia tempo zerando de novo.
1 - Não é perda de tempo;
2 - Não existe apenas um final. Existem 13 finais do game. Isso mesmo 13. Alguns afirmam que são mais, mas o apenas 13 são confirmados e provados. Esses diferentes finais podem ser vistos conforme algumas coisas que vocE respondo ou alguma maneira como você aga durante o game. Outra coisa é que parte desses finais só podem ser vistos quando zerados no New Game +.

Foi lançado também a alguns anos atrás, para a alegria dos fãns, um Remake de Chrono Trigger feito para o Playsation. Nesse Remake você encontra durante o game cenas de anime exclusivas de Crono e seus amigos. Além disso após zerar o game com diferentes finais você ganhará alguns bônus, como a possibilidade de assistir a todos as cenas de anime, além de muitomais. O único ponto negativo disso é que, por ser de Playstation, o Remake ficou infestado com os tão indesejaveis "Loadings". Mas mesmo assim vale a pena conferir para ver as cenas em anime.

Também foi lançado, porém somente no Japão, uma introdução para a continuação de Chrono Trigger, Chrono Cross, que se chama Radical Dreamers. Eu não joguei quase nada pelo simples motivo de não aparecer nada na tela por um bom tempo e por estar em japonês eu não sabia o que responder. Mas basicamente é a história de um trio de bandidos que invadem a mansão do General Viper, presente em Chrono Cross. Até hoje nenhuma equipe de tradução traduziu Radical Dreamers (pelo o que eu saiba) mas espero que algum dia alguma resolva ter a boa vontade de traduzi-lo.

Em 1999 foi Lançado Chrono Cross, que para a descepção de todos, não possuia Crono e seus amigos como personagens principais, e sim 40 novos personagens que chegaram para detonar. Isso mesmo 40! Porém Esses 40 não chegam nem perto de conseguir tirar a mesma emoção da gente quanto os 7 personagens de Chrono Trigger. Não digo ue Chrono Cross foi um fracasso, é até legal, mas os fãns, como eu, esperavam muito mais de uma comtinuação do tão maravilhoso Chrono Trigger.

Se você for viciado, ou apenas acompanha a série Dragon Ball, perceberá uma certa semelhença entre os personagens de Chrono Trigger e DBZ. Não percebeu? Copie uma imagem de Crono para um editor de imagens e pinte o cabelo dele de preto. Ele fica praticamente igual ao Goku. Lucca e Bulma, do DBZ, tem o cabelo igual e a cara muito parecida. Isso se tem devido ao desenhista dos personagens: Akira Toryama, o inventor de Dragon Ball.

Bom com um desenhista de primeira, uma empresa que detona em todos os Rpgs, uma história de tirar o folego, um Replay muito grande, gráficos que detonam, uma trilha sonôra que fez história, tudo isso junto em uma fita lançada para um dos consoles que mas fez história nos corações dos amantes de Rpgs, não pode ser qualquer coisa. Muito pelo contrario é fora da imaginação!

Para aqueles que ja são grandes viciados de tempos antigos dos Rpgs acharão Chrono Trigger um jogo não muito difícil. Mesmo aqueles que não costumam jogar Rpgs não teram muita dificuldade, mas também não verá nenhuma facilidade.

Se você ja jogou Chrono Trigger e achou ruim, você deve ir agora mesmo ao hospital ou até mesmo se matar, porque é uma doença bem grave, afinal só um louco não gostaria de Chrono Trigger.

Tenho que agradecer meu primo por ter me mostrado esse jogo, e foi atravéz dele que eu fui introduzido no mundo dos Rpgs, e que início. Sorte ter pego um jogo desses de cara, porque se eu tivesse pego algum Rpg ruinzinho, eu podia nunca ter me interessado por por esse estilo de jogo. Se você nunca jogou Chrono Trigger não espere nem mais um minuto para pegar a Rom do jogo, e comece a jogar hoje mesmo.

Eu posso até ter exagerado um pouco (olha que eu disso um POUCO), isso se tem devido a minha paixão por Chrono Trigger, mas te garanto que você ainda me agradeçera por eu ter te apresentado esse game.


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Chrono Trigger
Chrono Trigger1995
SNES
RPG
Desenvolvido por: Squaresoft
Publicado por: Squaresoft
Considerado por muitos como o melhor RPG de Super Nintendo, Chrono Trigger conquistou seu espaço com uma incrível aventura através do tempo, um ótimo sistema de batalha e uma trilha sonora espetacular.

+ ReviewsChrono Trigger (SNES)

ResLopes
O melhor RPG de SNES
por ResLopes | Nota: 8/10 | Out 2005


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.