Yo! Noid - Clássico inesquecível da era NES!

Review de Yo! Noid1990
8/10 | por andrebreder andrebreder em 11/11/2007 às 16:14 | lido 1444 vezes




Yo! Noid, é um dos jogos mais famosos e queridos do NES! Nele você entra na pele de Noid, que armado com seu mortal Iô-iô, deve livrar a cidade de Nova York das mãos sujas de pizza de Mr. Green. O vilão fez com que a cidade fosse invadida por criaturas selvagens, e Noid é o único com poder para salvar a todos. Tudo bem que a história em si é engraçada, pra não falar algo negativo, mas vale lembrar que na era do NES estávamos acostumados com jogos com enredos esquisitos, como no caso de dois encanadores americanos irem parar em um reino de cogumelos para salvar uma princesa de um vilão que mais parecia uma tartaruga gigante, ou seja, mesmo o enredo sendo estranho isso não interferia em nada na diversão que um jogo poderia oferecer.

Apesar de ser um divertido e até hoje idolatrado jogo da era NES, Yo! Noid não é um jogo, digamos, original. Na verdade ele é uma modificação de um outro jogo japonês lançado pela própria Capcom, chamado Kamen no Ninja - Hanamaru. É um história parecida com aquela que a Nintendo já havia feito, ao modificar o jogo Doki Doki Panic e o transformando no Super Mario Bros 2.

Um fato curioso é que Noid era o mascote de uma rede americana de pizzarias, a Domino's Pizza. É por esse motivo que o jogo tem torneios de quem consegue comer mais pizzas no final de algumas fases do jogo. A propaganda é a alma do negócio!

Yo! Noid segue o estilo consagrado na série Super Mario Bros, onde o personagem principal deve percorrer fases com vários inimigos e desafios. Além do seu iô-iô, Noid também usa alguns poderes especiais que dão ao herói mais agilidade ou que podem limpar a tela dos inimigos. E haverá fases em que Noid andará de skate, pula-pula e até mesmo de helicóptero!

Os gráficos do jogo são excelentes, com personagens e cenários muito bem desenhados e coloridos. Com certeza Yo! Noid é um dos jogos do NES com os melhores gráficos já vistos.

Os efeitos sonoros estão bem legais e possuem o tom certo para um jogo engraçado como Yo! Noid. As músicas do jogo são bem variadas, mas a maioria mantém um clima bem alegre e feliz, tendo um tom bem infantil até. Assim como no caso dos efeitos sonoroes, era assim mesmo que teria que ser a trilha sonora de Yo! Noid.

Os controles funcionam muito bem. Noid atira seu iô-iô com uma boa rapidez e seu pulo possui um alcance considerável. Para quem já estava acostumados com outros jogos de plataforma, Yo! Noid apresentava comandos bem familiares.

O jogo é bem difícil. Basta Noid esbarrar em um inimigo para morrer, e as fases possuem abismos que muitas vezes são um pouco difíceis de serem atravessados. Na fase do parque de diversões, por exemplo, a tela anda automaticamente para a direita, obrigando o jogador a ser bem rápido e ágil para passar este estágio. E há também outro bom exemplo de dificuldade, como na fase em que Noid voa nos céus em seu mini helicóptero, obrigando o jogador a ficar apertando o botão de pulo sem parar para não cair e morrer! Os torneios de pizza tem uma dificuldade crescente, o que torna obrigatório a coleta de itens especiais durante as duras fases do jogo para se consagrar vencedor neles.

Yo! Noid com toda certeza é mais um grande clássico do NES! Um sucesso absoluto! Muitos até hoje se perguntam como que um jogo tão divertido e que obteve tanto sucesso não teve uma sequência. A razão é bem triste: como já dito anteriormente, Noid era o mascote da empresa americana Domino's Pizza. Acontece que em um certo evento que era patrocinado pela empresa, havia um funcionário vestido de Noid com a intenção de divertir as crianças que estavam no local. Tudo ia bem até que um grupo de adolescentes bêbados acabou espancando o rapaz vestido de Noid, até a morte! A notícia sobre este incidente logo se espalhou rapidamente. A diretoria da Domino’s Pizza então decidiu retirar o uso da imagem do Noid como mascote, afim de não trazer mais uma imagem negativa à empresa. Era o fim de nosso querido Noid.

Análise escrita por: André Breder Rodrigues


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Yo! Noid
Yo! Noid1990
NES
Plataforma
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom

+ ReviewsYo! Noid (NES)

Não há outros reviews para este game.


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.