Super Mario Bros revolucionou o mundo dos games!

Review de Super Mario Bros.1985
9/10 | por andrebreder andrebreder em 11/11/2007 às 10:52 | lido 4812 vezes




Super Mario Bros é simplesmente o jogo que revolucionou tudo na década de 80! Lançado em 1985, numa época em que os jogos com o tempo se tornavam chatos e repetitivos, SMB trazia uma aventura cheia de desafios e segredos, além de inovar na parte técnica também! Antes os jogos se limitavam a uma tela, apenas uma por vez. Ou seja, um personagem de um jogo poderia sair do canto esquerdo para o direito da TV e a tela mudava, avançava, e o personagem estava de novo andando lá, da esquerda pra direita. SMB mudou isso! A tela agora rolava e acompanhava os movimentos e pulos do personagem do jogo, sem cortes como os jogos lançados anteriormente! Esse movimento lateral, chamado de “side scrolling” era um detalhe até então inédito no mundo dos games!

A história do jogo é pura fantasia! Você entra na pele de Mario e Luigi, dois irmãos encanadores que tem a missão de salvar a princesa do Reino dos Cogumelos, que foi seqüestrada pelo terrível vilão réptil Bowser Koopa. O reino foi infestado pelo exercíto de Bowser, o que deixa a aventura muito divertida!

Um detalhe hoje já batido, mas que na época era bem curioso são os “Power Ups”: os irmãos Mario e Luigi começam pequenos, mas crescem ao “comer” um cogumelo(passando a ser capazes de quebrar blocos de pedra) e ainda podem atirar bolas de fogo ao encostar numa “Flor de Fogo”.

Os gráficos são simples, mas nem por isso deixam de ser bonitos. Só pra se ter uma idéia, SMB usa míseros 40 KB de memória, sendo apenas 8 para os gráficos! O restante(32) foram usados para o resto da programação do jogo. Mesmo com toda sua limitação gráfica, os cenários do jogo são bem feitos, apesar de um pouco vazios. Mas as animações dos personagens está excelente!

Os efeitos sonoros são gostosos de ouvir, e para a época em que o jogo foi lançado, foram revolucionários! Nada mais bacana do que o tradicional som de Mario ou Luigi crescendo ao pegar um cogumelo, ou das bolas de fogo limpando os inimigos do seu caminho. Praticamente toda ação terá um som característico no jogo, e todos de excelente qualidade!

As músicas ditam o clima da aventura em SMB e são marcantes! Em estágios ao ar livre quando os heróis caminham pelos campos ela é alegre, nas fases debaixo d´água a música fica lenta, nas cavernas tem um clima de mistério e nas fortalezas a música ganha tensão! Tudo isso graças ao grande trabalho de Koji Kondo.

A jogabilidade é ótima! Os comandos funcionam muito bem. Mario e Luigi podem saltar, correr e saltar ainda mais alto, nadam com facilidade, etc, tudo graças aos ótimos controles do jogo.

A dificuldade do jogo é crescente. Quanto mais você avança no Reino dos Cogumelos, mais difícil fica a aventura! Os últimos mundos(6,7 e principalmente o 8) irão exigir do jogador grande agilidade e inteligência para passar pelos desafios. Haverá abismos que a primeira vista parecerão impossíveis de se passar, mas não são! Basta pegar as manhas necessários para passar com certa tranqüilidade, mesmo que isso custe perder algumas vidas nas primeiras tentativas. Os chefões do jogo também seguem o nível de dificuldade de cada mundo, mas nada que algumas bolas de fogo não resolvam!

SMB realmente marcou toda uma geração de game maníacos! Revolucionou a indústria dos jogos para videogame apresentando importantes evoluções técnicas, além de ser em si, um jogo muito bem construído e cheio de novidades em termos de jogabilidade! Shigeru Miyamoto trouxe ao mundo um jogo divertido e com uma duração bem maior do que se estava acostumado nos anos 80. Agora você tinha um objetivo claro, e não apenas se limitar a fazer o maior “score” matando dezenas de inimigos. E sem falar na boa idéia dos “Warp Zones” que possibilitam o jogador encurtar sua aventura, não sendo obrigado a passar por todas as fases para se chegar ao final do jogo. Algo que poderia tirar a graça do jogo, mas que na verdade fez com que jogadores do mundo inteiro passassem a se dedicarem a explorar todos os cantos da aventura para encontrá-los.

Análise escrita por: André Breder Rodrigues


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Super Mario Bros.
Super Mario Bros.1985
NES
Plataforma
Desenvolvido por: Nintendo
Publicado por: Nintendo

+ ReviewsSuper Mario Bros. (NES)

Não há outros reviews para este game.


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.