Um exemplo em jogos de plataforma

Review de Super Mario Bros. 31990
10/10 | por MegaMan MegaMan em 23/08/2005 às 18:48 | lido 5824 vezes




Um minuto por trás de Super Mario Bros. 3

Os laboratórios da Nintendo do Japão estavam lotados. Lotados de pessoas, de consoles, de computadores... E Shigeru Miyamoto, o criador de Mario, estava lá. O guru procurou saber como é que o público queria que o próximo jogo de mario fosse. E conseguiu.

O jogo, que com certeza é o melhor para o NES, trouxe diversas inovações, e principalmente proporcionou maior diversão aos gamers. Foi realmente algo revolucionário, e quem viveu naquela época, sabe bem do que estou falando.

As imagens do game foram primeiramente apresentadas ao mundo no filme The Wizard, que entrou em cartaz no ano de 1989. Como o público só viu imagens do jogo pelo filme, todos ficaram com muita água na boca. Pela primeira vez, Mario era capaz de voar! E não só voar o bigode podia. SMB3 mostrou tudo o que o NES podia oferecer - uma trilha sonora afinada, uma jogabilidade perfeita e gráficos limpos, bonitos e com cenários bem feitos. SMB3 apresentava ainda dezenas de fases incríveis, uniformes diferentes para Mario, Warp Zones e itens totalmente novos, sem contar, é claro, aquele envolvente estilo que SMB3 praticamente lançou ao mundo: platafroma / ação.

Com tudo isso, o resultado é aquele que você já sabe: sucesso total. SMB3 quebrou todos os recordes de vendagens de um game na época, e ostenta isso até hoje. SMB3 vendeu impressionantes 18 milhões de cópias ao redor do mundo, e ficou conhecido como o símbolo do NES.

O jogo começou a ser desenvolvido em 1988, chegando às prateleiras do ocidente em fevereiro de 1990.

Você, jovem, com certeza já perdeu boas horas de seu sono com a última aventura de Mario no NES.

Ahn? Bowser?!

Bowser retornou com seus sete filhos para infernizar a vida dos habitantes do Mushroom Kingdom. Apodereou-se das sete ilhas do mundo, e enfeitiçou o Rei de cada uma delas. De quebra, o pilantra ainda fez questão de seqüestrar e meiga e bela Princesa Toadstool. Agora, cabe a Mario e Luigi acabarem com Bowser e seus planos e libertar a Princesa.

Para analisar uma pérola como Super Mario Bros. 3, são necessárias semanas a fio de jogo, descobrindo as dezenas de segredos existes nas fases de todos os mundos do jogo . Além disso, é necessário ainda terminar o game, para ter ainda mais a sensação do dever cumprido. Melhor do que Super Mario Bros., e Super Mario Bros. 2 juntos, Super Mario Bros. 3 é simplesmente brilhante, incrível e perfeito. Escrever uma resenha do jogo, é como escrever a resenha de uma sinfonia de Mozart, de um livro de Michael Crichton, de um disco qualquer de Chuck Berry ou até mesmo de um filme de Spielberg ou Stanley Kubrick.

Graficamente falando, Super Mario Bros. 3 é magnífico. Os cenários das fases aproveitam todas as cores do NES, já que o tema de um mundo é bem distinto de outro. Os gráficos do game são infinitamente mais avançados e bonitos do que qualquer um dos dois títulos anteriores. Motivos para isso são não faltam: as animações são muito bem feitas e era preciso criar alguma coisa totalmente nova. Os movimentos de Mario e dos inimigos, os detalhes em moedas e em blocos diversos, o colorido diferenciado de cada fase, enfim. Miyamoto e sua equipe capricharam.

Já a trilha sonora... bem, é preciso dizer inicialmente que Koji Kondo a compôs. Ou seja... é apoteótica. Cada música vai ficar em sua memória para sempre; elas são simples, cativantes e cheias de qualidade.

A jogabilidade, por sua vez, é também perfeita. Ela segue o padrão dos títulos anteriores, mas os diferentes uniformes, e as novas habilidades de Mario dão ainda mais sabor ao quesito.

Os jogadores não vão apenas pular buracos e chutar cascos de tartarugas. Desta vez, vão achar warp zones com as flautas mágicas, voar em direção a um cano secreto, e descobrir novos uniformes. Ou seja, não existe apenas o Super Mushroom, a Estrela e a Fire Flower... Existe uma folha mágica que faz Mario voar, uma capa de urso que faz Mario se transformar numa estátua, um uniforme capaz de fazer Mario arremessar martelos e outro que faz Mario se transformar num sapo.

As fases de Mario 3 são mostradas num simples mapa, que correspondem a cada mundo. Mario é representado por um bonitinho ícone. Basta mover o direcional para selecionar a fase. Se você tiver um item especial, alguma coisa pode acontecer no mapa. É bom lembrar que, quando você está no mapa, existe um inventário que guarda os itens que você adquiriu. No mesmo mapa, existem também ainda fases especiais nas quais você pode adquirir itens e vidas extras, além de castelos que depois de finalizados destravam certas áreas do mapa.

O jogo, é separado nos já citados belos mundos existentes, que são sete no total (oito com o reino de Bowser). Cada um deles trata de um tema específico: Grass Land (grama), Desert Land (deserto), Water Land (água), Giant Land (gigante), Sky Land (céu), Ice Land (gelo), e Pipe Land (canos... e muitos labirintos).

Ao término destes sete, existe o Reino de Bowser. Se você chegou até aqui no braço, sua experiência adquirida será fundamental!

Luigi?!

Mario e Luigi - jodador um e jogador dois. Em Super Mario Bros. 3, existe um modo alternado para dois jogadores, o que torna o jogo ainda mais divertido. E o mais legal, é que nesse modo é possível jogar o antigo Mario Bros., jogo lançado para arcade e também para o NES.

Por fim, não é exagero nenhum dizer que Super Mario Bros. 3 é o melhor game de plataforma que existiu e que ainda existe. É, como já foi dito, perfeito. Particularmente, jogar o game é como comer a minha comida favorita, ouvir a minha música predileta, ou ainda assistir ao filme que mais gosto. Puro prazer.


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

Super Mario Bros. 3
Super Mario Bros. 31990
NES
Plataforma
Desenvolvido por: Nintendo
Publicado por: Nintendo

+ ReviewsSuper Mario Bros. 3 (NES)


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.