
PlayStationA indústria nunca mais seria a mesma
PlayStation
65 Jogos cadastrados | 9 Reviews | 24 Dicas e Guias | 99 FotosMuito antes de existirem jogos de CD-ROM com preços acessíveis ou gráficos poligonais em 3D, a Sony Computer Entertainment Inc. (SCEI) tinha o objetivo não muito humilde de criar uma plataforma de jogos que se tornaria tão importante como o vídeo-cassete e mudaria a indústria para sempre. De fato, o PlayStation é um marco na história dos videogames. Ele foi o responsável por tornar videogames mainstream, por fazer a transição dos jogos para a mídia de disco e por popularizar os jogos 3D, juntamente com os vídeos em computação gráfica que contavam as histórias nos games.
De repente, era legal jogar videogame, não era mais coisa de criança. Na verdade, o PlayStation fez com que os adultos se interessassem por games, com seus jogos com conteúdo mais maduro. O público dos videogames, que era composto majoritariamente por crianças e adolescentes até os 16 anos, passou a abranger todas as faixas etárias. A mídia CD passou a suportar jogos cada vez mais complexos, com vídeos em computação gráfica super elaborados. De uma hora pra outra os jogos passaram a ter um nível de produção muito maior, muito mais caro. No final das contas, o PlayStation foi o responsável direto pelos games como conhecemos hoje.
PSX - A entrada definitiva da Sony no mercado de games
A história do Playstation começa em 1988, quando a Sony e a Nintendo estavam trabalhando juntas para desenvolver o Super Disc. O Super Disc ia ser um acessório de CD-ROM que estava destinado a ser parte do futuro lançamento da Nintendo o Super Nintendo (SNES). No entanto, a Sony e a Nintendo não concretizaram seus negócios e o Super Disc nunca foi usado pela Nintendo.
Durante a Consumer Electronics Show de 1991, a Sony orgulhosamente anunciou uma parceria com a Nintendo para lançar o acessório de CD-ROM Play Station para o SNES. Vários jogos já estariam em desenvolvimento. No entanto, no final da feira, a Nintendo contradisse a Sony ao anunciar publicamente um acordo com a Philips para lançar o acessório CD-i para o SNES.
Ken Kutaragi ficou revoltado com a traição da Nintendo e foi até Norio Ohga, presidente da Sony. Kutaragi disse ao presidente que a Sony deveria prosseguir com o desenvolvimento de seu próprio console de videogame. Ohga-san, também furioso com a Nintendo, deu o sinal verde para Kutaragi, que embarcou em uma missão secreta para projetar um novo console de videogame usando tecnologia de 32 bits de ponta, que seria capaz de suportar poderosos gráficos 3D e som digital, capaz de rivalizar com estações de trabalho que custavam milhares de dólares. O codinome do novo console era "PS-X", que significava "PlayStation X", um lembrete da traição da Nintendo.
O panorama dos videogames iria mudar para sempre, como o anúncio do PSX já preconizava: "Prepare-se para a explosão que será o sistema de jogo supremo. Processador de 32-bit de última geração da Sony. Arquitetura de CD-ROM que oferece experiência em tempo real, com perspectivas em 3D em constante mudança e som estéreo com qualidade de CD. Múltiplos processadores customizados, incluindo uma CPU RISC de 32 bits dedicada. O resultado? Os jogos nunca mais serão os mesmos."
A CPU do PSX é um processador RISC. RISC significa Reduced Instruction Set Computer, ou conjunto de instruções reduzido, e isso significa que as instruções e computações efetuadas pelo processador são mais simples e reduzidas. Além disso, os chips RISC são superescalares - eles podem executar várias instruções ao mesmo tempo. Essa combinação de capacidades - executar múltiplas instruções simultaneamente e completando cada instrução mais rápidamente e de forma mais simples - permite que a CPU tenha um desempenho melhor do que muitos chips juntos e realize todo o trabalho com uma velocidade de clock muito mais rápida.
Para baixar o custo de produção, a CPU e os processadores de gráfico e áudio forma integrados em um circuito único de aplicação específica, ou ASIC. Simplificando, o ASIC é um chip customizado criado para gerenciar todos esses componentes, que teriam que ser tratados por três chips separados se não fosse assim.
Os jogos de PSX eram gravados em CD-ROM e chegavam a um tamanho máximo de 650 MB, que parece pouco pra hoje em dia mas na época era bastante espaço. Na verdade, a maioria dos jogos não usavam mais do que uma fração disso. O que comia o espaço eram os filmes em computação gráfica, que se tornaram marca registrada dos games de PlayStation. Final Fantasy VII que o diga.
Há um atraso considerável quando o jogo é carregado a partir do CD em comparação com jogos baseados em cartuchos. Claro, a compensação para o carregamento mais rápido é uma quantidade significativamente menor de armazenamento do cartucho.
Os CDs de PSX eram facilmente reconhecidos, pois ao invés de serem prateados, eram pintados de preto. Os jogos disponíveis para a PlayStation cobriram todas as categorias possíveis de games. O PSX talvez tenha a maior biblioteca de jogos de qualquer um dos consoles já lançados até hoje, perdendo apenas para o seu sucessor, o Playstation 2. Uma vez que todas as informações eram liberadas a partir da RAM, quando a energia fosse desligada,o jogador perderia qualquer dado de avanço nos jogos. Pensando nisso, a Sony criou o Memory Card, que é introduzido numa das duas aberturas na parte frontal do PSX, acima da porta para o controlador. Ficava a cargo dos desenvolvedores dos jogos criar um sistema de save dentro dos games, assim os jogadores salvariam o progresso para o Memory Card.
O controle do Playstation, o Dual Stick, foi outro marco. Com seu formato de asa e botões muito bem posicionados, era de fácil utilização e muito poderoso. O controle padrão do Playstation tinha 14 botões:
- Quatro botões dispostos em uma plataforma direcional na parte superior esquerda
- Botões Start e Select na parte superior central
- Quatro botões de ação no canto superior direito
- Dois botões de ação na parte frontal esquerda
- Dois botões de ação na parte frontal direita
Mais tarde, o Dual Shock foi lançado. Ele tinha um motor interno que realizava force feedback, ou seja, vibrava de acordo com o que acontecia nos jogos. Os Dual Shocks que vieram depois para PS2, PS3 e PS4 tinham o mesmo desenho, mas foram evoluindo. Os mais novos têm joysticks e botões analógicos, além do motor interno para fazer o controle vibrar e outras funções como touch pad (PS4).
Lançamento e Supremacia do Playstation
Depois de quase 4 anos em desenvolvimento, o Playstation foi lançado no Japão em dezembro de 1994. Ainda em 1994, a Sony Computer Entertainment America (SCEA) foi fundada como a divisão da América do Norte da Sony Computer Entertainment Inc. e o PlayStation foi lançado nos Estados Unidos em setembro de 1995. Na Europa, o lançamento do PSX se deu ainda em setembro, 20 dias após o lançamento americano.
O lançamento do PlayStation nos EUA foi uma sensação. No primeiro fim de semana, mais de 100.000 unidades foram vendidas. Nos primeiros seis meses, já eram mais de um milhão de PSX vendidos. Em abril de 1997, com cerca de 4 milhões de PlayStation vendidos na América do Norte, a Sony era a número um no mercado, engolindo os concorrentes Sega Saturno e Nintendo 64. Na verdade, a longa guerra travada entre Sega e Nintendo acabou sendo vencida pela novata Sony. Quem poderia imaginar?
Erros de estratégia e hardware foram fatais para a Sega e Nintendo. O Sega Saturno, apesar de ser 32 bits assim como o Playstation, tinha uma arquitetura complicada para os desenvolvedores programarem jogos 3D. Ele era muito superior quando o assunto eram jogos 2D, cuidando belamente dos sprites, mas a Sega não viu que os gamers estavam abandonando os jogos 2D em detrimento do realismo e possibilidades do 3D. Jogos como Tomb Raider, Metal Gear e Gran Turismo detonaram a competição.
A Nintendo atrasou o lançamento de um novo console depois de seu Super Nintendo e decidiu pular a geração de 32 bits. A estratégia até poderia dar certo, já que a empresa lançou um console de 64 bits. O problema é que a Nintendo, sempre preocupada com pirataria e controle de seus jogos, resolveu que os jogos do Nintendo 64 continuariam sendo em cartuchos! Essa medida enterrou as chances de Mario e companhia. Os desenvolvedores abandonaram a Nintendo, pois era muito mais fácil e lucrativo programar seus jogos para CD. O último prego no caixão do Nintendo 64 foi quando a Nintendo perdeu a franquia Final Fantasy para o Playstation. A Sony tripudiou a Nintendo em um comercial que comparava o poder de armazenamento de um CD com o de um cartucho de 64. O anúncio dizia que se FFVII fosse portado do mesmo modo que saiu para PS1 para o N64 o jogador teria de comprar 13 cartuchos para chegar até o fim do jogo.
A primeira incursão da Sony no mercado de consoles deu início a essa grande mudança na guerra da Nintendo vs SEGA. O sistema não apenas ajudou a abrir as portas para a Microsoft entrar no mercado na geração seguinte, mas ele também ajudou a transição da indústria para um formato de games baseados em disco, introduziu o controle Dual Shock e sua forma clássica (que ainda é usada e imitada até hoje), e introduziu uma série de títulos extremamente importantes e clássicos. Juntamente com o Sega Saturn e o Nintendo 64, o PlayStation fez parte da geração de consoles que ajudaram a levar os jogos 2D do passado para o conteúdo 3D que nós jogamos até hoje.
Títulos como Metal Gear Solid, Gran Turismo, Resident Evil, Tony Hawk e muito, muito mais foram lançados pela primeira vez para o PSX, e algumas dessas franquias continuam a ser grandes. Se não fosse pelo PlayStation, um bom número de gêneros de jogos não teria visto a luz do dia e não seriam tão populares hoje.
Como dissemos anteriormente, uma parte interessante sobre o marketing do PlayStation era o foco direcionado para um público mais velho, diferentemente da maioria dos consoles anteriores. Isso ajudou a estabelecer a marca PlayStation, não apenas como algo que as crianças jogavam, mas um videogame que seus curtiam também. Essa mudança no marketing continua até hoje em toda a indústria.
Em 2000 o console foi redesenhado e passou a ser chamado oficialmente de PSOne. A fabricação do PSOne durou até 2006, quando o console foi finalmente descontinuado. O Playstation vendeu mais de 100 milhões de unidades e detém o título de segundo console mais vendido na história. Quer saber quem é o número 1 em vendas? Se sucessor, o Playstation 2, que vendeu mais de 150 milhões de unidades.
Playstation no Brasil
O Playstation no Brasil foi o grande responsável pela pirataria avassaladora que ainda é praticada até hoje. Como os jogos eram em CD, era fácil "ripá-los" e gravá-los em larga escala para o mercado pirata. Mesmo com o PlayStation não sendo vendido oficialmente no Brasil, ele virou um console muito popular justamente por causa da facilidade de comprar jogos por um preço barato. Enquanto um jogo original custava quase 200 reais, já que era importado, os piratas custavam a bagatela de 10 reais. Outro grande responsável pela popularização do PSX por aqui foi a série de futebol Winning Eleven, da Konami. Se você não está reconhecendo o nome, que tal Pro Evolution Soccer, ou PES?
Na verdade, Winning Eleven era o nome japonês da série, que nos EUA foi rebatizado para Pro Evolution Soccer. Atualmente, a série responde apenas por PES no mundo todo. O game de futebol, que hoje compete com o FIFA pela preferência dos jogadores, reinava absoluto na época e revolucionou o futebol nos videogames. Os jogos em 3D foram os grandes responsáveis pela popularização do PSX no mundo todo, incluindo Brasil. Metal Gear Solid, Tomb Raider, Gran Turismo, Resident Evil, Final Fantasy VII, entre outros, deixaram os jogadores malucos. Foi uma verdadeira revolução, um marco que mudou a história dos videogames e transformou a indústria no que é hoje.