
PlayStation 3A Sony não reina mais absoluta
PlayStation 3
6 Jogos cadastrados | 0 Reviews | 0 Dicas e Guias | 0 FotosOriginalmente anunciado na E3 de 2005 e lançado no Japão em 11 de novembro de 2006, o PlayStation 3 é o terceiro console doméstico da Sony. O lançamento inicial do PlayStation 3 incluiu dois modelos, um com HD interno de 20GB e outro com 60 GB. Quando foi lançado, o PlayStation 3 suportava retrocompatibilidade com jogos de PlayStation e PlayStation 2. Eventualmente, a Sony removeu o suporte aos jogos de PlayStation 2.
Em 1 de setembro de 2009, a Sony lançou uma versão revisada "Slim" do PlayStation 3. O novo console era menor, mais silencioso, e contou com um acabamento preto fosco, ao contrário do acabamento brilhante Piano Black encontrado nos modelos originais. O PlayStation 3 ficou conhecido pela aposta na tecnologia de mídia Blu Ray para rodar seus jogos em alta definição. O apoio e envolvimento da Sony com a tecnologia Blu-Ray acabou vingando e a mídia esmagou o concorrente HD DVD, que sumiu do mercado. Hoje, o Blu Ray é a evolução natural do DVD.
O PS3 também ficou marcado como um erro de estratégia da Sony. Líder absoluta do mercado de games com o Playstation 2, a Sony descansou demais nos louros da vitória e deixou a competição largar na frente na geração seguinte. O Xbox 360 aproveitou a vantagem e acabou tomando uma grande fatia de mercado, graças a séries exclusivas como Halo e Gears of War, que ajudaram o serviço online da Microsoft, a Xbox Live, a decolar e colocar o console no topo - o serviço online do PS3 ficou muito atrás do 360.
Quando o PS3 finalmente saiu, com um grande atraso, o Xbox 360 tinha conseguido o impensável: emplacar no mercado. A Nintendo corria por fora com o Wii, seu primeiro grande sucesso após o Super Nintendo. Enquanto o Wii a longo prazo provaria ser um console alternativo, uma segunda opção para jogos casuais e crianças, o 360 equilibrou o mercado com a Sony, pois tinha sido o primeiro console voltado para gamers de verdade a ser lançado.
Essa geração mostrou que a Microsoft tinha chegado pra ficar no mercado e terminou praticamente empatada entre PS3 e Microsoft. Outra coisa peculiar foi a duração da geração, que atravessou muito mais anos que a média de 5 anos de cada geração. Lançados em 2005, Xbox 360 e PS3 só foram "substituídos" em 2013. O começo da nova geração entre PS4 e Xbox One deixou bem claro que atualmente o mercado está bem dividido.
O início conturbado do PS3...
O PlayStation 2 foi o console mais bem sucedido de seu tempo - e da história, o que deixou a Sony bem à vontade e muito arrogante. Os consoles concorrentes da Nintendo e Microsoft terminaram quase empatados e muito atrás do PS2. O Xbox acabou até superando o GameCube, mas por pouca coisa.
Ou seja, a Sony realmente estava no topo e desprezou a concorrência. A novata Microsft se mexia para entrar na nova geração com o Xbox 360, ainda com prejuízos enormes por causa do fiasco do Xbox. Enquanto isso, a Nintendo tentava se reiventar para sobreviver com o Wii, um console com hardware ultrapassado, voltado a um público casual. A Sony não tinha nada para se preocupar. Com a enorme base de gamers fiéis à marca e o sucesso na geração anterior, a empresa podia se dar ao luxo de ser arrogante.
Por isso, a Sony não correu no desenvolvimento de seu próximo console. O PS3 só foi anunciado oficialmente na E3 2005, no mesmo ano em que o Xbox 360 foi lançado! Enquanto a Sony badalava seu novo console, a Microsoft tentava vender o máximo de Xbox 360 antes do PS3 chegar. E a Sony realmente estava em sua fase mais megalomaníaca. Segundo a empresa, o PS3 seria a máquina suprema, o console mais poderoso tecnicamente, aniquilando mais uma vez todos os concorrentes, que usaria um novo tipo de tecnologia para seu processamento, um chip tão poderoso que a unidade não precisaria sequer de um processador gráfico dedicado. Mas, o "fabuloso" chip Cell acabou não sendo tudo o que se prometeu. Sua arquitetura acabou dificultando muito a programação de jogos para o PS3. Para tentar amenizar a situação, a Sony adicionou uma GPU mais amigável no PlayStation 3 no final de seu desenvolvimento.
Quando foi exibido pela primeira vez, O PS3 tinha um controle novo, com design diferente do adorado DualShock. Mais uma bola fora que a Sony consertou antes do lançamento final, trazendo de volta o design do Dual Shock mas com sensor de movimentos. O caso é que o Wii já alardeava seu controle de movimento, o Wii Remote. A Sony tentou cobrir essa área também lançando o Sixaxis. O problema é que a Sony retirou o motor de vibração desses controles originais, então ele não se chamava mais Dual Shock (alguns dizem que não conseguiram juntar à tempo a vibração com o controle de movimento, outros dizem que a Sony tinha perdido na justiça o direito de usar o motor vibratório). Falha grave que a Sony resolveu mais tarde, lançando um novo modelo chamado novamente de Dual Shock, com a vibração, controle de movimento, etc.
Seja como for, o fato é que a Sony já estava derrapando antes do lançamento do PS3. A empresa começava a ver as vendas do Xbox 360 e do Wii dispararem e finalmente percebeu que tinha demorado muito para entrar na brincadeira. Esses "ajustes" de última hora mostram bem como a empresa estava arrogante e depois caiu do cavalo, tentando correr atrás do prejuízo sem o mínimo planejamento.
O PlayStation 3 foi lançado no Japão em 11 de novembro de 2006. Mesmo custando caro (US$ 499 o de 20GB e US$ 599 o de 60GB), as remessas iniciais se esgotaram no Japão e o sistema parecia estar destinado ao sucesso instantâneo. Mas, uma vez lançado no resto do mundo, o PlayStation 3 não foi tão bem recebido como a Sony esperava. Ele trazia muitos problemas que mostravam o quanto a Sony foi prepotente.
O console era caro quando comparado com o Xbox da Microsoft, que era mais barato e tinha um serviço online muito melhor - embora pago. Além disso, por conta da dificuldade em programar para o PS3, seus jogos multiplataforma pareciam piores que no Xbox 360. Quando uma empresa tinha que lançar um jogo para várias plataformas (PC, Xbox 360 e PS3), não perdia tempo reprogramando-o e aperfeiçoando-o para o PS3. As versões de PC e 360 eram idênticas, já que era a mesma arquitetura (só no final da geração os PCs de ponta passaram a exibir efeitos de iluminação e gráficos melhores). Já as de PS3, ficavam quase sempre abaixo, com problemas nos gráficos, no framerate, etc. Jogos como Bayonetta, por exemplo, evidenciam bem isso.
Ou seja, toda a pompa da Sony em torno do poder do PS3 tinha ido pro ralo. Apenas os jogos exclusivos da Sony pareciam melhores graficamente no PS3 do que no 360, mas como 99% dos jogos são multiplataforma, isso não fazia tanta diferença na hora de escolher qual console comprar.
E ainda fica pior: a versão original do console tinha retrocompatibilidade completa com jogos de PlayStation e PlayStation 2, porém isso fez o sistema ficar muito caro. Por conta disso, a Sony removeu a retrocompatiblidade das unidades posteriores do PS3, substituindo-a por emulação de software. Mais tarde a Sony ainda removeu a compatibilidade com o PS2 completamente.
O PS3 também incluiu uma mídia nova, o Blu-Ray, que permitiria gráficos e áudio não comprimidos. O Blu Ray até vongou como sucessor do DVD, mas a nova tecnologia significou um drive lento para o PS3, que demorava muito para carregar os jogos. Por isso a maioria dos seus jogos precisam ser instalados antes de serem jogados. Todo mundo que tem um PS3 se acostumou com isso, mas realmente é um pé no saco, ainda mais quando a Sony falava que seria um console "ultra-poderoso". Realmente o PS3 tem o melhor hardware de sua geração, mas a Sony cometeu erros de cálculo em quase todos os setores.
Outro incrível "erro de cálculo" foi seu serviço online, a PSN. Se a PSN existisse sozinha no universo dos games online, até seria um serviço passável na época. O problema da Sony foi a Xbox Live. A rede online da Microsoft foi a responsável pela popularização dos jogos online em consoles. Um serviço modelo, excelente e que fez o Xbox 360 vender muito. Muitos gamers preferiam o console da Microsoft só por causa da Live.
Pra completar, o tamanho do PS3 original era uma chacota. Chamado de "tijolão", o console tomava todo o espaço em qualquer estante.
...e a volta por cima
Pela primeira vez, a Sony não reinava mais absoluta no mercado. Mas então algo mudou. A Sony lançou um PS3 mais elegante e muito mais barato, o PS3 Slim. Ela consertou sua rede online, começou a focar em jogos exclusivos e concebeu o incrível serviço PlayStation Plus. Pensando nessa expansão online, onde o jogador poderia baixar jogos e conteúdos, o PS3 Slim veio com HDs internos mais robustos: 120GB,160GB,250GB e 320GB. Dessa vez a Sony planejou bem.
O PS3 Slim não era só menor no tamanho (3% menor, 36% mais leve), ele consumia um terço menos de energia que os modelos anteriores. O sistema de resfriamento do chip Cell também foi refeito e o console ficou muito mais silencioso. Embora o suporte para emulação de jogos do PlayStation 2 não tenha voltado na versão Slim, a Sony disponibilizou downloads de jogos de PS2 (para qualquer Playstation 3) através da PSN.
Séries exclusivas como Uncharted, God of War, Gran Turismo, Infamous, Killzone, Resistance, Last of Us, entre outros, juntamente com a revisão do console e da PSN, puxaram as vendas do PS3 e mostraram que realmente a máquina da Sony era a mais poderosa de sua geração. A Sony até passou a colocar troféus de conquistas em seus jogos, bem nos moldes dos Achievements do Xbox 360. Embora não tivessem gamerscore, os jogadores de PS3 poderiam mostrar seus troféus online e o termo "platinar um jogo" foi cunhado (ganhar todos os troféus de um jogo).
Periféricos como o Playstation Move (controle de movimento estilo Wii Remote) e Eye Toy também abriram o leque de jogos para o console, tentando capitalizar na fatia de mercado do Nintendo Wii.
Em setembro de 2012 a Sony ainda lançou o modelo Super Slim. O PS3 Super Slim vem com HD de 250GB ou 500GB e é ainda menor e mais leve que o Slim. Para baratear ainda mais seu custo, ele vem com tampa para inserir os discos Blu Ray.
No final das contas, o PS3 vendeu cerca de 80 milhões de unidades, praticamente o mesmo que o Xbox 360, que saiu um ano antes. A Sony, que estava em vias de perder a briga nessa geração, acabou se recuperando e terminou empatada, dividindo o mercado com a Microsoft. Agora ambas disputam palmo a palmo na geração seguinte com seus PS4 e Xbox One.