Castlevania: Lament of Innocence

Castlevania: Lament of Innocence2003

PlayStation 2 Aventura

Desenvolvido por: Konami TYO | Publicado por: Konami


9.0
Sua nota: -/10
Nota: 9/10 com 1 voto(s) | Reviews: 1 usuário(s)

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O primeiro Castlevania em 3D que deu certo!

andrebreder andrebreder 9/10 | 02/11/2007 às 23:30 | lido 5807 vezes

Lament Of Innocence pode ser considerado, sem sombra de dúvida, como o primeiro jogo da série Castlevania a vingar no formato 3D. Mesmo os dois jogos lançados para o Nintendo 64 (a saber, Castlevania 64 e Legacy of Darkness), que tentaram se dar bem neste "novo universo" para a série Castlevania, ter sua parcela de fãs, é incontestável que a grande maioria detestou ( e ainda detesta) estes jogos.

IGA teve então a difícil missão de conseguir criar um Castlevania 3D que, sem meias palavras, desse certo! Os jogos até então produzidos por ele para a série, preservavam o tradiconal estilo 2D, o que gerava uma grande expectiva em torno do aconteceria. Mas graças a sua excelente equipe, e suas incansáveis pesquisas (IGA diz que para a criação de Lament Of Innocence, chegou a jogar e testar todos os jogos em 3D que conseguiu encontrar), o japonês conseguiu mais uma vez acertar em um jogo da série Castlevania! Lament Of Innocence é um jogo perfeito? Longe disso, mas passou bem longe também de ser considerado um jogo "horrível", adjetivo que, infelizmente, é usado pelos fãs para definir o que foram para eles os jogos da série lançados para o Nintendo 64.

Parece até ironia, mas a maior polêmica causada por Lament Of Innocence para com seus fãs, não teve nada a ver com o jogo se passar em um ambiente em 3D, e sim sua história. Antes do lançamento de Lament Of Innocence, o primeiro jogo da cronologia oficial da série era o título Castlevania Legends, lançado em 1998 para o Game Boy, que tinha como persoangem principal a única mulher a figurar como protagonista na série: a destemida Sonia Belmont. A história de Castlevania Legends ocorria alguns anos antes dos acontecimentos de Castlevania III - Dracula's Curse, sendo que Sonia era mãe de Trevor Belmont. No manual de Castlevania Legends ficava explícito que este jogo era o "pontapé" inicial da série, sendo Sonia a primeira da linhagem dos Belmonts a lutar contra as forças do mal. Com a criação de Leon Belmont, e de toda a história envolvendo a trama de Lament Of Innocence, a pobre Sonia foi literalmente cortada na linha cronológica da série, para a revolta de muitos fãs!

A história de Lament Of Innocence ocorre no ano de 1094, ou seja, exatamente 356 anos antes da história ocorrida em Castlevania Legends, que se passou no ano de 1450. Sendo Leon um legítimo Belmont, a história de que Sonia seria a primeira do clã a lutar contra o mal, foi pro brejo! E ao invés de reciclarem a história de Castlevania Legends, foi preferido que a mesma fosse cortada da cronologia oficial da série, infelizmente, ou seja, oficialmente Sonia Belmont não existe e nunca existiu! Fãs chegaram a declarar que isso foi um ato machista de IGA, e até mesmo esbravejaram que ele não deve gostar de mulher, mas isso á algo que eu não vou ficar discutindo aqui...

Voltando a história de Lament, como já dito, o jogo se passa no final do século X. É a época dos Crusados. Dois amigos, Leon Belmont e Mathias Cronqvist, têm travado diversas lutas em nome da igreja Cristã, e juntos formam um time imbátivel. Um dia a esposa de Mathias, Elisabetha, morre, e faz com que o mesmo passe a ficar recluso. Algum tempo depois, Mathias vai ao encontro de de seu amigo Leon Belmont, e o avisa que Sara, sua noiva, foi raptada por um vampiro chamado Walter e que a moça está sendo mantida presa no Castelo das Trevas. O Belmont parte para o castelo com a intenção de salvar sua amada, e no caminho conhece Rinaldo, um homem misterioso, que o ensina sobre o local e lhe entrega um chicote feito através de magia, que passaria a ser sua principal arma contra os inimigos que encontraria em sua jornada no Castelo das Trevas.

Lament Of Innocence, mesmo continuando o sistema de exploração, encontrados nos jogos anteriores da série produzidos por IGA, descartou o sistema de experiência. A intenção de IGA foi de tornar o jogo mais difícil, já que nos jogos anterios onde existia este sistema, jogadores menos habilidosos podiam ficar evoluindo seus personagens até serem capazes de prosseguir por aquela parte mais difícil no jogo, ou vencer aquele chefe que, a principio, seria para ser algo desafiante, com uma grande facilidade. Neste ponto IGA acertou, pois Lament está realmente difícil se for comparado com os outros jogos mais recentes da série como Aria of Sorrow ou Harmony of Dissonance.

Apesar de continuar no sistema de exploração, Lament já traz as 5 áreas iniciais do jogo abertas, podendo ser exploradas na ordem que o jogador bem entender. Mas como, em cada uma destas áreas, existem portas que só podem ser abertas com certas chaves, e caminhos que só podem ser seguidos ao se possuir determinado item ou relíquia, não há como explorar uma área de forma completa sem que o jogador tenha que ir visitar outras atrás destes itens. E a última área só é liberada após vencer os chefes de cada uma das cinco áreas iniciais.

Os gráficos do jogo estão muito bem feitos, com texturas bem definidas e uma resolução excelente! Os cenários estão bem diversificados e foram traduzidos na tela com extrema perfeição e bom gosto! Durante a aventura o jogador irá adentrar em variados cenários que vão desde uma bela catedral até calabouços horripilantes! Os fãs mais antigos da série poderão ficar se perguntando o porque de não haver uma fase numa torre de relógio, algo tradicional na série. Acontece que os relógios mecânicos foram invetados apenas no século 13. Voltando aos gráficos, não somente os cenários tiveram um tratamento especial, mas também o design dos monstros e personagens principais estão ótimos! A talentosa Ayami Kogima foi novamente a responsável pelo desenho dos personagens principais, e como não poderia ser diferente em se tratando de seus trabalhos, são um show a parte!

A trilha sonora composta por Michiru Yamane é outro grande destaque do jogo! As músicas são bem variadas, e conseguem passar aos jogadores diversos climas durante toda a aventura. Todas as músicas possuem grande orquestrações e são de uma beleza tamanha, mas entre os temas do jogo podemos destacar a música "Lament of Innocence", que é o tema do personagem Leon Belmont, como a melhor! É uma música que consegue passar de forma perfeita a sensação "é hora da vingança"! Na minha opinião, o único porém dentre os temas músicas encontrados neste jogo é o tema da área "Anti-Soul Mysteries Lab". Com uma batida techno insuportável, esta é o único ponto negativo que vejo na trilha sonora de Lament of Innocence.

Os efeitos sonoros estão em uma quantidade enorme neste jogo! Praticamente cada ser que se move tem um som característico. Tudo está muito bem feito, e até mesmo a narração em inglês do jogo é ótima desta vez! Fãs que reclamaram das vozes encontradas na versão americana de SOTN, que apesar de eu não considerá-las ruins ao todo, realmente ficaram abaixo, muito abaixo da versão original japonesa, não tem do que reclamar do trabalho feito em Lament of Innocence! As vozes dos personagens estão ótimas, e os diálogos do jogo estão mais abrangentes e inteligentes, do que os encontrados em SOTN.

A jogabilidade é muito boa, com os comandos de ação funcionando de maneira rápida e precisa. O único porém está na questão do uso de itens e troca de armas/acessórios durante o jogo, que é um pouco complicada, pois tudo tem que ser feito em tempo real. Muitas das vezes é complicado fazer o uso de itens curativos, por exemplo, com Leon estando cercado por monstros, pois ao entrar no menu de uso dos itens, Leon ficará completamente indefeso, ou seja, alvo fácil para os inimigos. O menu de troca das relíquias e orbs também é complicado de se mexer, exatamente por tudo ter que acontecer em tempo real também. Talvez IGA quis que a ação do jogo não fosse interrompida em momento algum, mas com isso acabou deixando tudo mais difícil. Apesar de ser uma falha, ou pelo menos algo que complica um pouco a jogatina, com o tempo o jogador se acostuma com essa questão do uso de itens, armars, relíquias e orbs em tempo real, e passa a se divertir muito com o jogo.

Se formos comparar com os jogos anteriores da série lançados mais recentemente, e que traziam o sistemas de níveis, onde o personagem principal ia melhorando seus atributos a medida que ganhava experiência com a derrota de seus inimigos, podemos dizer que Lament of Innocente está bem mais difícil. Mesmos alguns inimigos simples já serão osso duro de roer, e alguns dos chefes serão um pouco complicados à primeira vista. Chefes terríveis como a Morte e o opcional The Forgotten One (que em sua aparência lembra muito o chefe Lord of The Flies de SOTN), dão muito trabalho para serem derrotados, e mesmo os jogadores mais experientes irão ter que "suar" para vencê-los. Os labirintos do Castelo contudo, não são complicados de serem explorados.

Apesar de estar longe de ser um jogo perfeito, Lament of Innocence é muito divertido. Pena que ele seja relativamente curto. Mas apesar das pequenas falhas, IGA conseguiu cumprir a dificil tarefa de criar um jogo da série Castlevania em 3D que fosse aclamado pelos fãs, provando ser totalmente víavel um jogo da série fora do tradicional universo 2D.

Review feito por: André Breder Rodrigues

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Códigos secretos

andrebreder andrebreder 11/11/2007 às 22:28 | código secreto

Códigos secretos: Esses códigos devem ser digitados como seu nome quando começar um jogo: Jogar com Joachim: @JOACHIM Jogar na dificuldade Crazy: @CRAZY Jogar com todas as Skills: Termine o jogo com Leon, comece um novo jogo e coloque o nome @LLSKILL Modo Abóbora: Termine o jogo com o Joachim e digite o nome @PUMPKIN Boss Rush Mode: Termine o jogo e salve. Carregue o arquivo do jogo salvo e vá até a sala de seleção de fases.e vai haver um portal novo. Jade Mask: Termine o jogo com Leon. Esse item vai estar à venda na loja do Rinaldo Mobius Brooch: Termine o jogo no Crazy e esse item vai estar à venda na loja do Rinaldo Sound Test: Termine o jogo, salve e vá até a loja de Rinaldo. Lá vai haver um item chamado Music Box. Compre-o para habilitar o Sound Test no menu principal do jogo. Pegue os chicotes elementais: Fire Whip (chicote de fogo): Vá até o segundo andar (B2) do Anti-soul Mysteries Lab. Vá até a sala onde há uma plataforma de transporte que anda de lado. Assim que a plataforma andar, pule rapidamente para a plataforma que possui uma Potion flutuando. Na plataforma, pule para a esquerda usando o chicote e você irá alcançar uma porta. Antes da porta, venha para trás e achará um Heart Max Up. Entre pela porta e vença o Elemental do Fogo para receber o Fire Whip. Ice Whip (chicote de gelo): Na fase Dark Palace of Waterfalls, primeiro andar (B1), a partir do começo, pegue os dois caminhos da esquerda. Você irá chegar a um corredor sem saída, parando numa parede com o formato de uma porta desenhado. Encoste nela e começe a voltar pelo corredor. Um Heavy Armor irá aparecer. Dê uma porrada nele apenas para chamar a sua atenção. Corra até a parede e fique no meio do desenho de porta. Espere o Heavy Armor vir e descer uma porrada na parede, abrindo-a. Siga pelo caminho e enfrete o Elemental do Gelo. Equipe o Fire Whip para obter um melhor resultado. Thunder Whip (chicote do relâmpago): Na fase Garden Forgotten By Time, primeiro andar (B1), vá até uma sala onde há um Man-Eating Plant e dois Buckbaird. Bata na Man-Eating Plant, empurrando-a até o canto direito. Quando a planta abrir, pule sobre ela e pule para alcançar a plataforma. Siga o caminho até encontrar o Elemental do Relâmpago. Utilize o as Sub-Weapons Dagger ou o Axe para causar mais dano.

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