Giana Sisters: Twisted Dreams

Giana Sisters: Twisted Dreams2012

PC Plataforma

Desenvolvido por: Black Forest Games | Publicado por: Black Forest Games
Também para: PlayStation 3, Wii U, Xbox 360.


8.3
Sua nota: -/10
Nota: 8.3/10 com 3 voto(s) | Reviews: 1 usuário(s)

Favorito Quero

Galeria (16) ver todas enviar imagens


Reviews (1) publicar um novo review

As irmãs distantes do Mario

ResLopes ResLopes 8/10 | 04/09/2014 às 13:38 | lido 1271 vezes

Copiar descaradamente Super Mario Bros há 20 anos atrás foi uma jogada arriscada e perigosa para um pequeno grupo de desenvolvedores alemães. Eles criaram The Great Giana Sisters com base no sucesso da Nintendo na época e conseguiram lançar o game para o Amiga, Commodore 64, Armstrad CPC e Atari ST. O jogo foi vendido por um curto período de tempo antes de ser retirado das prateleiras após um processo da Nintendo. Claro que o jogo virou cult e as poucas cópias que existem valem uma fortuna.

Pois a mesma equipe se reuniu novamente, décadas depois, para tentar dar uma segunda chance ao jogo. Graças ao KickStarter e ao apoio dos gamers que contribuíram para o projeto, o renovado Giana Sisters: Twisted Dreams finalmente viu a luz do dia, dessa vez sem problemas legais. O que começou como um clone descarado de Super Mario Bros evoluiu para uma história de sucesso no Kickstarter e um jogo inesperadamente interessante.

Giana Sisters: Twisted Dreams não é mais um clone

O dinheiro arrecadado no Kickstarter foi bem utilizado - Giana Sisters: Twisted Dreams é lindo, lembrando os visuais 2D altamente detalhados de Trine, o que deixa o jogo muito longe de se parecer com New Super Mario Bros U, por exemplo. Ou seja, o game evoluiu, seus conceitos mudaram e ele não é mais um clone de Mario, nem se alguém quisesse forçar uma barra.

Twisted Dreams ainda é um jogo de plataformas em 2D e claro que tem uma parcela de dívida com Mario, como qualquer jogo 2D teria. Mas, certamente não é um clone. A trama conta com duas irmãs e no começo do jogo a irmã mais velha, Maria, é sequestrada e levada para um mundo de sonho do qual sua irmã mais nova, Giana, deve resgatá-la.

Obviamente, a história não é importante, mas implica que Giana está passando por algumas mudanças da puberdade, que se refletem na possibilidade dela alternar entre personalidades durante o sonho. O que significa que com o pressionar de um botão, você pode alternar entre as versões "bonitinha" e "punk" de Giana, cada uma com diferentes habilidades e um fetiche por gemas de cores diferentes.

Mas o que esse sistema de personalidades também faz é inverter o tema do nível: quando você está no modo "Giana bonitinha" os fundos tornam-se mais sombrio e aterrorizantes, e quando você alterna para seu estilo punk o mundo é muito mais brilhante e mais feliz. As mudanças de humor trazem, naturalmente, uma decisão tática, e lembram um pouco a mecânica do clássico shooter Ikaruga. A Giana bonitinha pode fazer um giro que retarda sua descida ao cair, enquanto a punk pode fazer um dash através de inimigos e quicar nas paredes. O jogo rapidamente começa a exigir que você alterne entre as duas durante a ação, criando alguns desafios incomuns e gratificantes.

Há uma grande dose de cuidado no jogo, dá pra ver que a equipe cuidou dele com carinho. Mesmo o jogo original ainda conta com muitos fãs, principalmente na Alemanha. Mesmo que você não embarque nessa história de nostalgia, e porque não, redenção, a trilha sonora pode tocar o seu coração. Apesar de seus valores de produção modernos, a trilha soa como se você estivesse jogando décadas atrás em um Amiga.

Os níveis não são nem de longe tão bem concebidos como em um jogo do Mario, mas eles são cheios de ramificações e segredos escondidos. Infelizmente, eles também são muito bem abastecidos com clichês do gênero, como plataformas que desaparecem e correias transportadoras sem fim. O jogo também comete um erro comum de games de plataforma, que é reutilizar uma ideia que parece original à exaustão - no caso de Giana, é flutuar em uma bolha gigante. Twisted Dreams pode não traz uma nova idéia a cada fase, mas nem mesmo Mario ou Rayman conseguem fazer isso o tempo todo.

Um problema mais grave é que a complexidade dos gráficos trabalha regularmente contra o jogo, e muitas vezes não fica claro onde você pode aterrissar depois de um pulo, se é uma plataforma válida ou apenas cenário de fundo - ou mesmo uma armadilha mortal.

New Super Mario Bros U é muito conservador com seu visual, mas ele tem a desculpa de que seus gráficos estão sempre a serviço da jogabilidade, e não o contrário. Ainda assim, Twisted Dreams está longe de ser um desastre e se você perdoar esses errinhos é um jogo de plataforma agradável e diferente.

Veredito

Com um total de vinte e três níveis, com modos adicionais disponíveis se você preferir uma experiência mais complexa e gráficos de ponta, a Black Forest conseguiu revitalizar sua série, permanecendo fiel às origens do jogo ao mesmo tempo que conseguiu remover completamente a aura de clone. Giana Sisters: Twisted Dreams é uma viagem esteticamente agradável, embora tenha seus probleminhas. O jogo não rouba a coroa do Mario em termos de jogabilidade, mas ele certamente tem algo a ensinar ao velho mestre em termos de apresentação - e até em algumas novas ideias, só falta um pouquinho mais de refinamento, como menos repetição de boas ideias.

A troca de personalidades é uma dessas novas idéias que foi muito bem tratada, conferindo originalidade ao game. Os excelentes gráficos e a trilha sonora divertida, que remete diretamente ao início dos anos 80, contribuem para aumentar a nota. Pena que alguns problemas não deixem o jogo atingir seu potencial máximo, como o desenho de fases confuso e inconsistente em alguns lugares, a repetição de ideias, etc.

Mas dá pra relevar tudo isso e no final das contas se divertir com esse bom jogo de plataforma.

Dicas, Guias e Códigos (0) publicar uma nova dica

Seja o primeiro a publicar uma dica!

Comente algo sobre este game

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

ou pelo Facebook

Game StatsGiana Sisters: Twisted Dreams (PC)

697 Visualizações
1 Review(s)
0 Dica(s) e Guia(s)
16 Foto(s)
1 Vídeo(s)
0 Música(s)
1 Favorito(s)
3 Voto(s)
1 Possuem
0 Vendendo
0 Trocando
0 Interessado(s)
Cadastrado por ResLopes

VídeoConheça o game


Encontre-nos no FacebokCurta nossa Fan Page


 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2020 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.