
Nintendo 3DSA Nintendo faz mágica de novo com o 3D sem óculos
Nintendo 3DS
256 Jogos cadastrados | 0 Reviews | 0 Dicas e Guias | 0 FotosDepois do sucesso absurdo do Nintendo DS, era óbvio que a Nintendo continuaria apostando suas fichas na nova marca de portáteis, deixando o Game Boy de lado definitivamente. O sucessor do DS foi o Nintendo 3DS, uma evolução natural do portátil de tela dupla que revolucionou o mercado e a forma de olharmos para os jogos.
O 3DS seguiria os passos do DS, também com duas telas, sendo que uma delas seria sensível ao toque e a outra exibiria imagens em 3D (daí o nome). Mas, a grande inovação é que o jogador não precisaria de óculos para enxergar os jogos em 3D...
A Nintendo tinha conseguido revolucionar o mercado mais uma vez com o seu portátil Dual Screen. Nascido de uma aposta arriscada, o DS garantiu o espaço da Nintendo no mercado quando a empresa estava em sua situação mais delicada, com o GameCube sendo massacrado pelo Playstation 2 e ultrapassado até pelo novato Xbox. A Nintendo precisava de uma cartada salvadora e o DS foi exatamente isso.
O portátil representou o retorno da Nintendo ao básico, ao que fazia os jogadores se encatarem pelos videogames. Com uma interface amigável e jogos inovadores, o DS conquistou a todos, gamers de longa data e pessoas que nunca tinham se interessado por games. Antes uma tentativa de "sentir" esse novo mercado, o DS agora era uma realidade consolidada e podia andar com as próprias pernas. O nome Game Boy, que tinha sido preservado por causa da aposta arriscada, não retornaria à cena. Era a hora de um sucessor para o novo rei e ele se chamaria 3DS.
O Nintendo 3DS não seria apenas mais um portátil, ele seria uma nova plataforma de jogos e a primeira a utilizar a tecnologia 3D sem a necessidade de usar óculos. Ele seria retrocompatível com os jogos de DS, com a tela de toque garantindo a mesma experiência.
A tecnologia para exibir imagens em 3D sem a necessidade de óculos, ao contrário do que você possa pensar, é um tanto quanto simples e é chamada de 3D estereoscópico. Duas imagens de ângulos diferentes são enviadas para cada olho, o dá a impressão de que a imagem está saltando da tela, quando na realidade trata-se de uma "ilusão de ótica", chamada autoestereoscopia. Claro que para chegar até esse resultado muita água rolou na Nintendo, desde o pré-histórico Virtual Boy, primeiro a usar 3D, na época com aqueles óculos vermelho/azul.
Outras novidades foram o giroscópico e o acelerômetro, para a interatividade com os jogos e aplicativos que quisessem utilizar o movimento no sistema, além de um controle analógico, batizado pela Nintendo como "Circle Pad" - o primeiro em portáteis da Nintendo. Tal como o Nintendo DSi, o Nintendo 3DS também teria uma função de câmera. No entanto, há duas lentes de câmera externas no 3DS, permitindo aos usuários tirar fotos, fazer vídeos e visualizá-los em 3D. O sistema também é capaz de fornecer os níveis de conforto ideal para visualização do 3D, com um botão deslizante que ajusta a profundidade do 3D, ou o desliga completamente. Há também uma caneta Stylus ajustável, que se encaixa no lado esquerdo da ranhura do card slot, como no DS original, e pode ser ajustada até 3,94 polegadas de comprimento.
Mas, será que o 3DS superaria as limitações do 3D sem óculos e produziria uma nova experiência de jogo convincente, digna de valor salgado de US$250? A Nintendo queria ter lucros também com o hardware e não apenas com os jogos, daí o preço alto para um portátil.
Então as más notícias começaram a chegar... Crianças com menos de sete anos de idade foram aconselhadas a manter o 3D desligado, por razões de saúde. A duração da bateria seria de apenas 3-5 horas para jogos do 3DS. O sistema de Friend Code voltaria. O eShop não estaria em funcionamento durante os primeiros meses. E, finalmente, o lineup de lançamento. Em retrospecto, não era ruim: grandes nomes como Street Fighter, Nintendogs e Professor Layton estavam presentes em vários territórios. Mas Kid Icarus: Uprising? Mario Kart? Paper Mario? O remake de Ocarina of Time? Animal Crossing? Jogos de outros desenvolvedores como Kingdom Hearts e Metal Gear Solid? Todos ausentes no início.
Entre os lançamentos japonês e ocidental, uma notícia muito interessante foi divulgada na Game Developers Conference de 2011. Aparentemente, a equipe por trás Super Mario Galaxy iria fazer um novo jogo para o 3DS. As primeiras imagens do jogo tornaram evidente que seria um jogo em 3D, mas pouco foi revelado. Ainda assim, foi reconfortante ver o mascote da Nintendo no caminho.
Estimava-se que o 3DS sairia em dezembro de 2010, para aproveitar a temporada de vendas do natal, mas o lançamento acabou sendo empurrado para 2011 (fevereiro no Japão e março no Ocidente). No Japão, mesmo com as notícias que não agradaram muito os fãs, o 3DS vendeu 370 mil unidades na primeira semana. Até o final de março de 2011, mais de 1,7 milhões de unidades tinham sido vendidas, um número que só iria crescer.
Porém, antes que os números realmente crescessem, houve um período de preocupação. Em meados de maio, o 3DS estava vendendo menos de 100 mil unidades por semana, abaixo dos envelhecidos DS e PSP. A Nintendo aproveitou a E3 de 2011 para dar um empurrãozinho no 3DS, ao anunciar 5 grandes jogos para o portátil: Mario Kart 7, Star Fox 64 3D, Super Mario 3D Land, Kid Icarus: Uprising e um novo Luigi's Mansion. Outros desenvolvedores também ajudaram a Nintendo com o anúncio de Mario & Sonic, Cave Story, Ace Combat, Tekken, Metal Gear Solid 3D e Resident Evil: Revelations. Mesmo com o começo devagar, a Nintendo mostrou que o 3DS tinha tudo para decolar.
Em uma estratégia muito bem calculada, a Nintendo abaixou o preço do 3DS para 80 dólares em agosto de 2011, em vista do lançamento do concorrente Playstation Vita. Enquanto isso, a empresa preparava vários hits para serem lançados no natal.
A estratégia deu certo e com a ajuda de Mario Kart 7, Super Mario 3D Land, Monster Hunter 3G e outros jogos, o 3DS vendeu mais de 5 milhões de unidades só em dezembro. Super Mario Land 3D e Mario Kart 7 venderam mais de 4,6 milhões e 3,9 milhões em 2011, respectivamente. O 3DS vendeu mais que o PlayStation Vita durante sua semana de lançamento.
Hoje (2014) sabemos que, embora não tenha sido o mesmo fenômeno que seu antecessor DS, o 3DS foi o vencedor dessa geração de portáteis, batendo facilmente o Playstation Vita e mantendo a coroa de rei dos portáteis na cabeça da Nintendo.
Nintendo 3DS XL - maior e melhor
O Nintendo 3DS XL (Nintendo 3DS LL no Japão) foi anunciado pela primeira vez em 21 junho de 2012 e seria um modelo "maior e melhor" do que o 3DS original, embora com o mesmo hardware. De um modo semelhante ao DSi XL, ele possui uma tela maior do que a do 3DS original, o que o deixa com um tamanho bem maior. O sistema também viria com cartão de memória 4gb em vez de cartão de memória de 2GB.
As telas do Nintendo 3DS XL são 90% maiores do que as do 3DS original e a duração da bateria dele foi aumentada em 86%. Em compensação, o peso aumentou em 46% e ele ficou com um tamanho bem maior. No entanto, em vez de substituir os 3DS, o Nintendo 3DS XL foi vendido junto com o 3DS. O 3DS XL tem as maiores telas de qualquer portátil da Nintendo.
Mesmo sendo vendido concomitantemente com o 3DS original, o 3DS XL acabou substituindo completamente o modelo original nas lojas.
Nintendo 2DS - direcionado às crianças
Lançado em outubro de 2013, o Nintendo 2DS pode ser chamado de linha "mais popular" do 3DS. O 2DS tem o mesmo hardware do 3DS, porém não tem o recurso 3D na tela. Ele também não abre e fecha como o 3DS, ele é uma peça só, com as duas telas posicionadas uma acima da outra, em um design bem retrô.
Segundo a própria Nintendo, o objetivo com o 2DS era de produzir um dispositivo que seria "novo, original, diferente, e que atrairia mais pessoas para jogar". Parte deste objetivo foi alcançado através do posicionamento do dispositivo a um preço mais baixo do que o 3DS; na América do Norte custava US$ 129,99 no lançamento, em comparação com os US$ 169,99 do 3DS. De acordo com Reggie Fils-Aime (presidente da Nintendo of America), o Nintendo 2DS é destinado a um público mais jovem do que o do Nintendo 3DS - especialmente, aquelas com menos de 7 anos de idade e também pessoas com visão fraca; a quem Nintendo tinha aconselhado a não usar os recursos 3D no 3DS devido a potenciais problemas de saúde ocular.