Phantasy Star IV: The End of The Millennium

Phantasy Star IV: The End of The Millennium1994

Mega Drive RPG

Desenvolvido por: Sega | Publicado por: Sega


9.3
Sua nota: -/10
Nota: 9.3/10 com 3 voto(s) | Reviews: 1 usuário(s)

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O Grande Final de uma Saga!!!

andrebreder andrebreder 10/10 | 11/11/2007 às 21:56 | lido 1439 vezes

Resgatando o passado e inovando ao mesmo tempo!

Phantasy Star - The End Of The Millennium (que ficou popularmente conhecido como Phantasy Star IV) lançado em 1993 no Japão e no ano seguinte nos Estados Unidos,é sem dúvida o melhor episódio da série de RPG mais famosa da Sega. Este jogo trouxe tudo o que deu certo nos jogos anteriores e ainda conseguiu ir mais longe, trazendo boas novidades para os fanáticos pela série Phantasy Star se divertirem como nunca puderam antes!

Ao contrário do que ocorreu com o terceiro jogo da saga, Phantasy Star IV lembra constantemente a história dos dois primeiros jogos da série. Mesmo passando 2.000 mil anos depois da história de Phantasy Star I, personagens deste jogo são lembrados, e até antigos vilões voltam à vida. Quem ficou decepcionado com o (terrível na minha humilde opinião) episódio III, com certeza adorou Phantasy Star IV.

Mas tudo poderia ter sido diferente...

Um fato curioso é que PS IV iria ser desenvolvido originalmente para o SEGA CD, e por isso seria bem diferente da versão que saiu para o Mega Drive. As cavernas desta versão seriam em 3D, assim como as existentes no Phantasy Star original. Haveria também cenas animadas, ações com vozes, entre outras coisas. Mas por causa das poucas vendas da plataforma SEGA CD, os planos tiveram que ser mudados durante o desenvolvimento do jogo, e então foi lançada a versão que todos conhecemos. Se a versão do Mega Drive já é ótima, imagina como seria numa mídia em CD!

A Histório do jogo

PS IV ocorre durante o ano de AW 2284, ou seja, 1.000 anos após os acontecimentos do jogo PS II. O protagonista é o jovem Chaz Ashley, um caçador de recompensas, que contando com o apoio de diversos aliados, assumirá a difícil missão de salvar todo o sistema Algol da destruição� mais uma vez!

Durante sua jornada, Chaz terá que derrotar o misterioso Mago Negro chamado Zio, que deseja a total aniquilação dos habitantes de Algol. Mas a derrota deste terrível inimigo revelará que ele é apenas a “ponta do iceberg”, e poderes malignos ainda mais poderosos estão por trás de tudo.

Boas novas!

Uma grande e grata novidade trazida para série Phantasy Star neste quarto episódio é que agora existe uma maior interação entre os personagens do jogo, que podem conversar a qualquer momento sobre os próximos objetivos da aventura! E existem muitas cenas de diálogos durante todo o jogo, que servem, além de contar de forma primorosa todo o decorrer da estória de PS IV, para demonstrar para os jogadores como são as personalidades de cada personagem.

Outra novidade que os fãs da série notaram, e aprovaram, é que agora é possível entrar em batalhas contra monstros quando você está com seus personagens dentro de um veículo. Nada melhor do que ficar protegido dentro do lendário Land Rover e disparar alguns raios laser nos monstros que teimam em ficar no seu caminho. E as naves espaciais, lógico, também se fazem presentes em mais este espisódio da saga!

Jogabilidade

A jogabilidade de PS IV manteve muito dos jogos anteriores da série, mas trouxe algumas novidades que só tornam o game ainda mais agradável de jogar. Existem agora comandos programados, chamados macros, que servem especialmente para ativar mais facilmente os ataques combinados, que são quando dois personagens unem seus poderes mágicos ou técnicas especiais, criando assim um ataque ainda mais poderoso do que eles possuem individualmente, causando estragos consideráveis nos inimigos.

Gráficos

Os gráficos estão arrasadores! Tudo beira a perfeição, em se tratando de um jogo criado para um console de 16 Bits! Os cenários, personagens, monstros, tudo está muito bem desenhado e bem feito. O grande destaque fica para os desenhos dos personagens principais durante as cenas de diálogo!

Efeitos e Trilha Sonora

Os efeitos sonorosestão excelentes! Os sons das armas cortando os monstros, das magias e técnicas, explosões, etc, tudo ficou perfeito!A trilha sonora também ficou bem legal, com algumas músicas que, mesmo estando em um estilo “techno futurístico”, soam condizentes com a estória do jogo. As músicas cumprem bem o seu papel de ditar os diversos climas da aventura, com temas alegres, divertidos, tensos, e até mesmo tristes. E para a alegria dos saudosistas, até temas do primeiro Phantasy Star se fazem presentes no quarto episódio!

Dificuldade

Talvez o único ponto falho (se é que podemos citar algo falho em um jogo tão bem construído) está na dificuldade de PS IV. Realmente ele está bem mais fácil do que seus antecessores, mas isso está longe de tornar o jogo desinteressante para os fãs de um bom RPG. Pelo contrário, pois ele é realmente muito divertido! PS IV proporciona horas e horas de muita aventura no sistema Algol.

Infelizmente foi o fim de uma Saga!

A única coisa triste é que este é o último capítulo da saga iniciada no primeiro jogo. Atualmente temos (os amados por muitos e também odiados por outros) jogos online que carregam o título de Phantasy Star mas que cujas estórias não possuem nenhuma conexão com os jogos da série que cativaram os usuários dos consoles de 8 e 16 Bits da SEGA. É uma pena que a SEGA tenha resolvido não dar continuidade nas aventuras no fantástico sistema Algol, mas pelo menos ela encerrou com chave de ouro com o excelente PS IV!

Análise escrita por: André Breder Rodrigues

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Detonado Phantasy Star IV

andrebreder andrebreder 11/11/2007 às 22:00 | guia / detonado / walktrough

Siga o roteiro abaixo para saber o que, quando e onde fazer suas ações em Phantasy Star IV: Aiedo:Você começa o jogo com Chaz Ashley e Alys. Ela explicará que eles, como caçadores profissionais, juntaram-se ao Hunters Guild para resolver um problema na Universidade de Piata. Academia Piata :Vá para a Academia e fale com o diretor. Ele irá lhe pedir para eliminar os monstros no porão. Antes de entrar no porão, Hahn, um assistente da universidade irá lhe pedir para ir com você. Hahn se juntará ao grupo. Após derrotar Igglanova, volte até o diretor. Seu próximo destino é Birth Valley. Mile:A primeira cidade no seu caminho é Mile, uma pequena vila. Compre armas e itens de recarga. Continue rumo ao leste. Zema:Zema, a próxima cidade, é aonde está Birth Valley. Entre em Birth Valley, e encontre o Professor petrificado. Você descobrirá que usando o Alshline, faz com que as pessoas voltem ao normal. Vá para o sul, para Molcum. Molcum:Molcum costumava ser uma vila Motavian, mas Zio apareceu e aniquilou-a. Rune Walsh, um mago conhecido de Alys, é o único neste lugar. Ele dirá que você consegue o Alshline na cidade de Tonoe. Ele se junta ao grupo. Krup:Na sua viagem para o leste, você encontrará a cidade de Krup. Esta é a cidade natal de Hahn. Compre alguns itens de energia, mas não compre armas. Valley Maze:Vá para o norte de Krup para encontrar Valley Maze. Rune usará magia, para destruir as pedras que bloqueiam a entrada. Tonoe:Aqui você pode comprar fortes armas. Encontre o Grandfather Dorin. ele lhe dirá que você pode encontrar o Alshline no porão da cidade. Rune e Dorin sairão juntos, mas Gryz, se juntará ao grupo. Zema:Volte à Zema com o Alshline. O Professor Holt, volta de Birth Valley. Aparecerá outra Igglanova. após destruí-la, entre em Birth Valley. Bio-Plant:Proceda através do labirinto e ache a ceramic sword. No final do labirinto, você encontrará o Professor Holt e Rika. Nalya:Vá para noroeste de Zema através da ponte até a cidade de Nalya. Compre alguns itens para recarga e siga para oeste. Crash Site:Entre no asteróide perto de Nalya. Vá até o computador central. Continue rumo a oeste. Aiedo:Compre as armas mais fortes, procure por alguma missão no Hunters Guild. Encontre a casa de Alys, lá você pode recuperar seu HP e TP. Vá para fora da cidade, ande colado no muro e contorne a cidade; você encontrará um Cake shop e poderá comprar um shortcake, que será útil em uma ocasião futura. Você pode resolver o primeiro caso. Passageway:Vá para o norte de Aiedo para a caverna. No outro lado está a cidade de Kadary. Kadary:Procure um Laser Slasher, para Alys. Zio's Fort:Vá ao sul de Kadary para o Zio's Fort. Encontre uma Laser Sword e uma Laser Claw. Lute com Jouza. Após derrotá-lo, suba as escadas que aparecerão. No alto das escadas, você libertará Demi. Krup:Alys diz a Chaz para encontrar Rune, quem deve saber como quebrar a barreira mágica de Zio. Demi sabe aonde conseguir o Landrover. Machine Center:Vá para o sul, até o Machine Center. Você poderá recarregar o HP e TP, e Demi pegará o Landrover. Você pode resolver o segundo caso. Monsen:Monsen fica a nordeste de Krup. Você deve ir ao Plate Center para acabar com os terremotos que atingem o local. Fica a nordeste. Plate Center:Pegue um Laser Axe, Stun Shot, e Phonomezer. Ladea Tower:Após visitar Termi, vá para o sul até a Ladea Tower. Dentro da torre, você encontrará Rune, que está tentando pegar a Psycho Wand. Pegue um Frade Mantle para Rune. Derrote Gy-Laguiah, para poder pegar a Psycho Wand. Após derrotá-lo, você pode enfrentar Zio. Krup:Você volta para Krup. Nurvus:Antes de enfrentar Zio, você deve ter: Wave Shot, Ceramic Gear, e Spaced Armor para Demi, e Plasm Claw para Rika. Use a Psycho Wand como item, no primeiro movimento da batalha, para quebrar a barreira. Zio tem cerca de 3000 HP. De agora em diante, haverá um espaçoporto perto de Nurvus, aonde você pode recuperar seu HP e TP livremente. Você pode resolver o terceiro e o quarto caso. Zelan:Voe para Zelan. Equipe-se com as armas de Plasma, depois vá se encontrar com Wren. Ele diz que o satélite Kuran está roubando energia. Após deixar Zelan, um Chaos Sorcerer aparece na nave. Você pode derrotá-lo, mas a nave possui muitas avarias. Você é forçado a fazer um pouso de emergência no planeta Dezolis. Raja's Temple:Após Raja se juntar ao grupo, vá para norte, para Ryuon. Procure por outra espaçonave. Ryuon:Fale com Gyuna, o cara do bar. ele lhe dará uma valiosa informação a respeito de uma espaçonave. Tyler:Na cripta, está a passagem para encontrar a espaçonave Landale. você pode usá-la para seguir para o próximo destino: o satélite Kuran. Kuran:Desligue o controle central. Pelo caminho, pegue uma nova arma e armadura para Wren. No final do labirinto, você encontrará Dark Force. Não lute com ele se você não estiver com o HP máximo. Dark Force tem cerca de 4500 HP. When pega o Ice Digger, então você pode explorar Dezolis. Zosa:Vá para nordeste de Tyler para encontrar Zosa. As armas aqui são poderosas mas também desnecessárias. Fale com um velho, ele lhe dirá sobre Myst Vale, uma caverna que você deve visitar. Myst Vale:a caverna fica a noroeste de Zosa. encontre o Silver Tusk. Climate Control Center:Vá para nordeste de Zosa para encontrar o Climate Control Center. ache o Pulse Vulcan. Lute com D-Elm-Lars. Reshel:Vá para leste de Zosa, você encontrará Reshel. Meese:Continue para leste, e você encontrará Meese. Raja adoece. você deve resgatar Kyra. Compre equipamentos, então vá para nordeste até a Carnivorous Forest. Carnivorous Forest:As plantas são imortais, então bata em retirada. Kyra sugere que vocês vão encontrar-se com Lutz, o imortal. A Esper Mansion fica a sudeste de Meese. Esper Mansion:Pegue os tesouros que você encontrar pelo caminho. Após isso, vá para ao fundos da mansão, e entre no santuário. No porão, você encontrará uma bola telepática. Você precisa pegar a Eclipse Torch do Gumbious Temple para destruir as plantas carnívoras. Vá para oeste. Gumbious Temple:Vá até o mago. A tocha é roubada. Jut:Jut é uma cidade próxima ao templo. você pode comprar armas feitas de Laconia. Vá para oeste e depois para sul, através do gelo, para chegar ao Weapons Plant. Weapons Plant:Você deve encontra arma, habilidades, armadura, capacete para Wren. Você pode pegar quantos Repair Kits você quiser para When. Air Castle:Volte para o espaçoporto e siga para o Air Castle. Você deve encontrar os verdadeiros Xe-A-Thouls para que as ilusões desapareçam. O caminho aberto leva até o chefe, Lassic. Lassic é perigoso e tem cerca de 6000 Hp (ele pode recuperar o HP!) Após derrotá-lo, você consegue a tocha.. Garubek Tower:Volte para Dezolis, vá para a Carnivorous Forest. Queime tudo com a tocha. Você tem que ativar duas bolas de cristal do lado de dentro (level 2 e 5) Pegue a Moon Slasher, para Kyra. Lute com Dark Force. Dark Force tem cerca de 7000 HP, mas a mágica de Rune, Efess, acaba com ele rapidamente. Agora, você precisa do Aero-Prism. Você pode resolver do quinto ao oitavo caso. Soldier's Temple:De volta a Motavia, vá para o templo perto de Krup (use o Hydrofoil) Seth pedirá para juntar-se ao grupo. ROUBE TODOS OS EQUIPAMENTOS DELE! Você deve subir até encontrar o Aero Prism. Seth é Dark Force escondido em um corpo humano. Dark Force tem cerca de 8000 HP. Após derrotá-lo, volte ao espaçoporto. Rykros:Antes de sair do Silence Temple, pegue a Guard Sword. Courage Tower:Vá para o sul até a Courage Tower. Suba até o topo da torre. Pegue três novas armas no caminho. Lute com o chefe, mas cuidado: muitas magias e habilidades não funcionam com este chefe. Após derrotá-lo, equipe Chaz com a Algo-Ring, e saia e vá para noroeste da Silence Temple. Strength Tower:Pegue duas garras para Rika e um cajado para Rune. Lute com o chefe. Equipe os outros personagens com os novos itens. Silence Temple:Volte para o Silence Temple. Volte para a Esper Mansion. Esper Mansion:Vá até o porão da Esper Mansion. Lá, Rune dirá a Chaz que ele deve ir lá dentro e encontrar Elsydeon, uma poderosa espada. Motavia:Volte para Motavia. Escolha um personagem para juntar-se ao grupo. Depois volte para Rykros. Rykros:Sudoeste da Silence Temple está a Anger Tower. Dentro, você pode pegar outro capacete. No topo, Chaz irá sozinho. Ele encontrará Alys, e terá que lutar com ela. Após derrotá-la, o terceiro guardião faz uma oferta. Você não deve aceitar (só um louco aceitaria, se você salvou o jogo, você pode tentar aceitar e lutar com ele), então você ganha a magia Megid (É destruidora). Dimensional Rift:Volte para Motavia, vá para o norte de Piata. Entre na cratera. Você deve derrotar as três encarnações de Profound Darkness, o último chefe. FIM

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