Alex Kidd in Miracle World

Alex Kidd in Miracle World1986

Master System Aventura

Desenvolvido por: Sega | Publicado por: Sega


8.8
Sua nota: -/10
Nota: 8.8/10 com 17 voto(s) | Reviews: 1 usuário(s)

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Clássico eterno do Master System!

andrebreder andrebreder 8/10 | 02/11/2007 às 23:10 | lido 6072 vezes

Na metade dos anos 80 a SEGA apresentaria ao mundo o personagem que passaria então a ser seu mascote, até ser “destronado” por Sonic em 1991. Trata-se de Alex Kidd, um jovem treinado em artes marcias e que possuía grande força em seus punhos, sendo capaz de destruir rochas com um único golpe. Numa época em que o mundo havia ficado maravilhado com o Super Mario Bros da Nintendo, Alex Kidd teve a difícil missão de suprir as necessidades dos usuários do Master System em relação a um jogo de igual qualidade, originalidade e diversão.

Um jogo que inovou em sua época! Após Super Mario Bros, era comum que grande parte dos jogos que seguissem o gênero Ação/Plataforma fossem quase que um mera cópia da grande obra de Shigeru Miyamoto. Mas o produtores de Alex Kidd in Miracle World não pretendiam copiar Mario, e sim criar um jogo que fosse original e que trouxesse boas novidades aos jogadores. E eles conseguiram isso, criando um jogo com uma jogabilidade totalmente diferente de Mario, “power ups” próprios e estágios bem diversificados e originais.

Até a história do jogo era bacana! Após algum tempo afastado de sua terra natal, o príncipe Alex descobre que um terrível vilão chamado Janken The Great sequestrou seu irmão gêmeo e está causando sérios problemas em seu reino. Como um verdadeiro herói, Alex deve passar por diversos perigos até poder enfrentar Janken e vencê-lo, salvando sua família e seu povo.

Diferente dos demais jogos de plataforma da época, em Alex Kidd in Miracle World não havia itens como estrelas ou moedas para se juntar, conseguindo assim uma vida extra após certo número de itens coletados. Ao invés disso o jogador poderia ir acumulando dinheiro, que no jogo era representado por sacos. Com o dinheiro era possível a compra de diversos itens especiais nas lojas que seriam encontradas no decorrer da aventura, bem como a aquisição de veículos diversos, como uma moto super-veloz e um mini-helicoptero, e até mesmo vidas extras. Mas não somente nas lojas haveriam tais itens especiais, sendo que muitos deles também poderiam ser encontrados durantes as fases, muitos deles escondidos em blocos marcados com um ponto de interrogação. Só que tais blocos também poderiam esconder um inimigo terrível, semelhante a um fantasma ou coisa do tipo, que poderia matar Alex. A questão de se arriscar ou não, ficava por conta da decisão pessoal de cada jogador.

Outro ponto que diferenciava Alex Kidd in Miracle World dos demais jogos que seguiam seu mesmo estilo, era a forma como se derrotavam os principais chefões do jogo. Haviam sim chefões clássicos, onde Alex usuaria apenas os seus poderosos punhos, mas os principais iriam exigir mais do que força bruta. Alguns dos vilões do jogo só seriam derrotados ao perderem uma partida de JAN-KEN-PÔ. Muito popular no Japão, esta brincadeira consistia em optar por pedra, papel ou tesoura antes da música terminar, quando então ambos os jogadores mostravam suas escolhas e determinando assim de maneira lógica quem sairia vitorioso. Nas fases finais ainda seria necessário dar alguns socos na cabeça dos vilões para que os mesmos fossem completamente derrotados.

Os gráficos de Alex Kidd in Miracle World eram simples, mas muito bem feitos para a época. Os cenários eram bem diversificados e bem detalhados, e as cores do jogo foram sabiamente bem empregadas para dar o melhor visual possivel para o jogo. Os desenhos dos personagens e inimigos de Alex eram bem feitos, superando em muito os jogos lançados na mesma época.

Os efeitos sonoros eram bem legais e seguiam a tradição de serem levemente infantis. Algo bastante comum nos jogos do gênero Ação/Plataforma dos anos 80. A trilha sonora era bem curta, com poucas músicas. Isso fazia com que um mesmo tema acabasse se repetindo muito durante toda a aventura. Mas a qualidade das músicas era tamanha, que mesmo sendo repetidas várias e várias vezes, não enjoavam os jogadores. Quem viveu este jogo na época em que ele foi lançado, com certeza até hoje tem o tema principal do jogo em sua memória, mesmo depois de mais de 20 anos!

A jogabilidade não era tão precisa, mas também não era um completo desastre. Em diversos momentos era necessário fazer um “cálculo” mental para saber onde Alex iria “cair” depois de um salto. Era bastante comum morrer tocando um inimigo logo depois de um salto, ou mesmo acabar caindo em um rio de lava, por exemplo. Mas mesmo com uma jogabilidade um pouco defeituosa, bastava algum tempo de jogatina para se acostumar com os controles e comandos do jogo, e então passar a errar bem menos. Havia dois comandos básicos referentes aos botões: pular e socar, ambos sendo executados de forma precisa e rápida. A jogabilidade também variava um pouco de acordo com o tipo de estágio em que o jogador estaria (como nas fases aquáticas, por exemplo) ou com o tipo de veículo que estivese sob o controle de Alex.

Alex Kidd in Miracle World começava até de certa maneira, bem fácil, mas a dificuldade do jogo ia aumentando de modo gradativo a cada nova fase. Os inimigos eram bem variados e alguns davam realmente um certo trabalho aos jogadores. Alguns cenários eram um pouco complicados para serem explorados e até mesmo alguns chefes exigiriam um boa habilidade dos jogadores em relação aos controles e comandos do jogo. Alex não tinha barra de energia, ou seja, bastava um simples “esbarrão” nos inimigos para morrer. Não era um jogo impossível, mas se formos compará-lo com os demais jogos do gênero lançados posteriormente para o Master System, Alex Kidd in Miracle World trazia um desafio bem grande até.

Outros jogos foram estrelados por Alex Kidd, mas com certeza nenhum foi tão marcante para toda uma legião de jogadores quanto a aventura em “Miracle World”. Mesmo hoje sendo um personagem extinto no mundo dos games, Alex sempre terá seu espaço reservado na mente e no coração dos retro-gamers de todo o mundo, que passavam horas se divertindo com este simpático personagem.

Análise escrita por: André Breder Rodrigues

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Combinações para Ganhar dos Jankes

haylson haylson 14/11/2007 às 18:07 | dica

Combinações para Ganhar dos Jankes:

1. STONE HEAD (Cabeça de Pedra) Pedra, Tesoura

2. SCISSORS HEAD (Cabeça de tesoura) Tesoura, Papel

3. PAPER HEAD (Cabeça de Papel) Pedra, Tesoura

4. STONE HEAD (Cabeça de Pedra) Papel, Papel

5. SCISSORS HEAD (Cabeça de Tesoura) Pedra, Pedra

6. PAPER HEAD (Cabeça de papel) Pedra, tesoura

7. JANKEN (o grande) Papel, Papel


Combinações para Ganhar dos Jankes

haylson haylson 14/11/2007 às 16:05 | dica

1.

STONE HEAD (Cabeça de Pedra)

Pedra, Tesoura
(fase da moto)
2.
SCISSORS HEAD (Cabeça de tesoura)
Tesoura, Papel
(Caverna)
3.
PAPER HEAD (Cabeça de Papel)
Pedra, Tesoura
(fase do trovão)
4.
STONE HEAD (Cabeça de Pedra)
Papel, Papel
(castelo azul)
5.
SCISSORS HEAD (Cabeça de Tesoura)
Pedra, Pedra
(fase da lojinha)
6.
PAPER HEAD (Cabeça de papel)
Pedra, tesoura
(2° castelo)
7.
JANKEN (o grande)
Papel, Papel (3° castelo)

Lago Cragg - Sequencia Pedra Hirota

haylson haylson 14/11/2007 às 16:04 | dica


Sala (depois do Lago Cragg)

Você estará em uma sala com cinco pedras caixas Cor-de-rosa, utilize a sequência da pedra Hirota.

Pedra Hirota
Sol, Ondas, Lua, Estrela, Sol, Lua, Ondas, Peixe, Estrela, Peixe.


Janken o Grande

haylson haylson 14/11/2007 às 16:01 | dica

Na aposta coloque Papel & Papel, para derrotá-lo encoste Alex Kidd perto de sua barriga pule e de 03 socos em seu chifre.

Castelo do Grande Janken (Marrom)

haylson haylson 14/11/2007 às 16:00 | dica

Sala do Chuveiro Suba a escada, vire em direção ao peixe de 02 socos no ar e saia correndo para a direita, abrirá uma passagem. Sala com duas caixas de ? com espinhos embaixo: Quando Alex Kidd entrar nesta sala fique ao lado direito da escada, pule e soque o quarto tijolinho. Você conseguirá pegar o dinheirinho que parecia ser impossível, aparecerá um pequeno patamar logo abaixo. Sala do dinheiro preso Fique do lado direito do primeiro tijolinho e de um soco, o patamar desaparecerá. Espinhos Para passar dos espinhos no terceiro castelo na parte da água, basta apertar o Botão Direcional somente para a esquerda ou direita; quando Alex Kidd tiver que subir, solte o Botão D que ele subirá sem encostar nos espinhos.

Reino de Nibana (Segundo Castelo (Laranja))

haylson haylson 14/11/2007 às 15:57 | dica

Apresente a carta ao Rei e ele lhe dará a Pedra Hirotta. (Se não tiver a carta você perderá uma vida e não ganhará a Pedra Hirota). Se for sua última vida amigo, se prepare para o Game Over, caso não tenha a carta em mãos.

Castelo de Radactian (1º castelo - Dicas)

haylson haylson 14/11/2007 às 15:55 | dica

Castelo de Radactian (Primeiro Castelo (Azul))
Salve o Irmão do Alex Kidd e não se esqueça de pegar A Carta Pessoa Dirigida ao Reino de Nibana.

Irmão de Alex Kidd
No primeiro castelo ao chegar na sala que tem 06 escadas e 03 foguinhos, vá para a direita, suba, e quebre os blocos azuis, de um soco nas três caixas rosas.

Carta
No primeiro Castelo após salvar o irmão de Alex Kidd volte a sala das 06 escadas e vá para a sala de cima.


Monte Kave (Caverna) - Caixa Cor-de-rosa

haylson haylson 14/11/2007 às 15:49 | dica

Em cima da caixa cor de rosa tem um caminho com uma pedra na frente, quando você passar por cima da caixa rosa a pedra desaparecerá e o caminho ficará livre. Monte Kave (Caverna)

Lago Profundo - Passagem Secreta

haylson haylson 14/11/2007 às 15:47 | dica

A passagem secreta está no primeiro polvo, use o pó mágico para não ser atingido pelo mesmo, e de três socos em sua cara; encoste a barriga do Alex Kidd no vazo do polvo e pressione novamente para baixo.

Continue

haylson haylson 14/11/2007 às 15:44 | dica

Quando aparecer a tela de "GAME OVER", aperte o botão direcional para cima, e o Botão 2 oito vezes; isto só funcionará se você estiver com mais de 400 moedas.

Sobre o jogo

haylson haylson 14/11/2007 às 15:42 | guia / detonado / walktrough

Há muitos séculos, no planeta Aries, vivia um menino chamado Alex Kidd. Durante sete anos ele morou no Monte Eterno estudando Shellcore, uma antiga arte marcial que ensinava quebrar grandes pedras com as próprias mãos.

Certo dia ao deixar o Monte Eterno para voltar a sua terra natal, ele encontrou um moribundo que lhe fez uma revelação:
A pacifica cidade de Radactian corria grande perigo. Antes de exalar o último suspiro, o homem deu a Alex o fragmento de um mapa e um pedaço da pedra do Sol.

Agora Alex Kidd terá que enfrentar os perigos dos 11 mundos do Miracle World:

1. Monte Eterno
2. Lago Profundo
3. Ilha do Homem Santo Nurari
4. A Pequana Ciade de Namui
5. Monte Kave
6. Bosque Negro
7. Terras Baixas de Bingo
8. Castelo de Radactian
9. Cidade de Radactian
10. Reino de Nibana
11. Lago Cragg

Logo você descobrirá que Janken, o Grande, Imperador do planeta Janbarik, é seu inimigo. O plano dele é invadir Radactian e dominá-la totalmente.

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