Gamepad NES30 traz de volta o estilo 8-bit aos seus jogosJoystick Bluetooth

Equipe GAMEINFO Equipe GAMEINFO em 08/09/2014 17:47 | lido 910 vezes |

Gamepad NES30 traz de volta o estilo 8-bit aos seus jogos



A onda dos games retro é uma tendência que fica mais popular a cada dia. Nada mais justo que na esteira de bons consoles e games que emulam o passado viesse também um bom controle. Porém, o NES30 não é apenas feito para jogar clássicos do passado. Ele é um controle quase idêntico ao original do Nintendinho, mas que pode ser usado para jogar qualquer game, com foco nos dispositivos mobile. Além de funcionar muito bem com os games retro, o NES30 acaba com o problema de controles virtuais nas telas de toque dos celulares e tablets.

A 8Bitdo, empresa que criou o controle, usou o design atemporal do controle de NES como modelo, recriando o acessório de 1985 como alguns toques de tecnologia atual - o NES30 vem com Bluetooth e botões adicionais. A empresa diz que a qualidade é a mesma do controle original da Nintendo. Se isso for verdade, os jogadores não precisam mais se preocupar em encontrar um gamepad decente para jogar em movimento.

Apresentando o NES30

A lista de especificações do NES30 traz tudo que você espera quando compra um controle bluetooth. Ele suporta iOS, Android e Windows, então dá pra jogar em tudo que é tablet e celular com esses sistemas operacionais (iPhone, iPad, Galaxy, etc), tem suporte USB na falta de Bluetooth e para carregar sua bateria ainda conta com firmware atualizável, para suportar novos gadgets no futuro.

Porém, ele conta com mais uma coisinha bem legal, chamada Xtander. A tampa de plástico fina que está bem presa e pega toda parte de trás do NES30 é na verdade um pequeno suporte, que pode ser tirado e usado para colocar seu celular ou tablet enquanto você joga. Após a utilização, o suporte pode ser facilmente recolocado no NES30.

Ao abrir a embalagem você vai perceber que este não é apenas um dispositivo com base no controle da Nintendo, mas uma cópia direta. O formato, tamanho, peso e a sensação de segurá-lo são praticamente idênticos ao do controle de NES. A única diferença real é que em vez de ter 2 botões como no original, o NES30 possui quatro botões na face e dois botões nos ombros como no controle de Super Nintendo - juntamente com os botões padrão de Start e Select.

À princípio esta nova abordagem parece um pouco fora do lugar, dada a história do controle, mas dentro de instantes você percebe o quão natural é jogar com ele. Por mais louco que possa parecer, você pode até começar a questionar por que a Nintendo não optou por usar este esquema ao criar o Nintendo NES.

A parte de cima possui uma porta USB posicionada centralmente - não para carregar o dispositivo, mas também para jogar com fi, ao lado de dois LEDs de notificação. A única coisa que parece faltar é uma chavinha de liga/desliga, mas logo você percebe que ela está escondida no botão de Start: basta pressionar o Start por 3 segundos para desligar ou ligar o controle.

Embora o foco principal do NES30 seja celulares e tablets, o controle traz suporte para Wii e Ouya. Uma combinação de botões escolhe o modo em que o controle vai operar. Veja a lista:

  • Segure Start por 3 segundos - Controle Bluetooth
  • Segure Start + B durante 3 segundos - Teclado Bluetooth
  • Segure Start + A por 3 segundos - Modo iCade
  • Segure Start + x por 3 segundos - Emu-Touch Screen Mode
  • Conectar via cabo USB - Controle USB

E como ficam os jogos com o NES30?

Muitos vão comprar o NES30 com a prioridade sendo a emulação de jogos retro. Em testes no Samsung Galaxy 4 e Windows 8 com um festival de jogos clássicos emulados, o NES30 se saiu perfeitamente bem. Foi muito natural jogar os games retro com o controle, uma verdadeira viagem ao passado, com toda a precisão e estilo. Em Super Mario Bros 3 o NES30 responde a cada um dos botões pressionados exatamente como o controle original. Em segundos você já se encontra em território familiar, esmagando Goombas e chutando cascos de tartaruga - tudo sem nenhum lag do controle. O NES30 parece funcionar perfeitamente e com algum tempo de jogo você até esquece que está usando uma réplica do controle original do Nintendinho. Pela primeira vez em muito tempo, o que podia ser mais uma imitação barata de um dispositivo de jogos revelou ser um controle incrível. A capacidade de resposta do joystick é surpreendente, assim como sua excelente qualidade de construção. O NES30 é igual, ou até melhor, do que o controle oficial da Nintendo.

Algumas pessoas testaram o controle em outros emuladores disponíveis no mercado, juntamente com re-lançamentos oficiais de jogos retro. Versões atualizadas de Sonic The Hedgehog 1 e 2 da Sega funcionaram perfeitamente sem precisarem de nenhuma configuração adicional, enquanto jogos como o remake Giana Sisters funcionaram perfeitamente depois de configurarem os controles.

NES30 Joystick

Depois de todos os testes, o resultado: o controle do NES30 faz extaamente o que todos querem. O que faltava testar era a sua promessa de compatibilidade com qualquer jogo touchscreen que utiliza controles virtuais na tela. Este modo avançado permite que você use botões do NES30 ao invés dos controles de toque, simulando um toque na tela quando um botão no NES30 é pressionado. É importante notar, contudo, que este modo é acessível apenas para aqueles que fizeram root no seu Android ou jailbreak em seu iPhone.

Após instalar o aplicativo para NES30 no site do controle, basta ligá-lo segurando Start + X para acessar o Emu-Touch Screen Mode. Depois, basta apertar Start e Select juntos no jogo de sua escolha para ser apresentado com os controles touchscreen. Aí dá para colocar cada botão do NES30 em cima dos botões que você quer substituir. Em Portable Soccer DX, por exemplo, você pode colocar os botões Y, B e A do NES30 no lugar de A, B e C e o D-Pad do NES30 no lugar do D-Pad virtual. Funciona perfeitamente e você tem a sensação de ter total controle sobre os jogos touchscreen que zombaram da gente por tanto tempo.

Resumindo: Vale a pena ter um!

Durante anos, nós tivemos de nos contentar com controles bluetooth baratos, botões vagabundos, alternativas sinistras para D-Pads e tudo mais que nos impedia de jogar em movimento. Apesar disso, nenhuma gigante dos games se apresentou para atender as nossas necessidades, deixando a tarefa para a 8Bitdo. O NES30 pode ser visto como uma celebração do trigésimo aniversário do console de 8-bit. Mesmo sem a bênção de Nintendo, ele orgulharia a empresa japonesa e deveria ser um produto licenciado. Dito isto, você pode correr para comprar o NES30 sem medo antes dele sumir das prateleiras.

Custando cerca de US$33,99, o NES30 é sem dúvida o gamepad Bluetooth perfeito. Tudo funciona bem com esse controle e um gamer retro não pode ficar sem ele.


Comente pelo site...

Aguarde 20 segundos para poder publicar novamente.

Efetue o login para publicar um comentário.

cancelar ver prévia

...ou pelo Facebook

comentários

 Home | Blog | Classificados | Reviews | Game Log | Contato | RSS | Sobre | Política de Privacidade | Termos de Uso
GAMEINFO v.3.0 © 2005-2017 - Todos os direitos reservados. Todas as marcas, logotipos, games e nomes comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.